terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Após indicação do MP, prefeitura assume abastecimento de água em SJB


No verão, cerca de 250 mil pessoas necessitam do fornecimento de água
 Mauro de Souza/Arquivo

No verão, cerca de 250 mil pessoas necessitam do fornecimento de água

Verão e o já tradicional problema com o fornecimento de água no município de São João da Barra. Essa é uma realidade que atormenta a população e os turistas sanjoanenses que mais uma vez passaram por sérios problemas no primeiro final de semana do ano. 
Outro agravante foi a queda de energia, provocada por uma falha em um transformador de Furnas, o fornecimento de água ficou completamente comprometido e as torneiras sem uma gota d´água.
Muitos veranistas e moradores usaram as redes sociais para protestar contra as concessionárias de água e energia, apontando a precariedade do serviço oferecido no primeiro final de semana do ano.
A questão ganhou maior destaque na última semana quando o Poder Público Municipal assumiu a responsabilidade da distribuição de água e tratamento de esgoto no município.
Segundo o Procurador Geral do Município, Jeferson Nogueira, o Decreto 115/2014 foi publicado no Diário Oficial do município atendendo uma solicitação do Ministério Público que abriu um Inquérito Civil Público exigindo uma melhor prestação de serviço no que tange o abastecimento de água para a população.
A concessão, que é do Governo Estadual, será interrompida e a ideia é terceirizar o serviço. Segundo o atual secretário de Meio Ambiente, Marcos Sá, a decisão foi tomada após uma indicação do Ministério Público.
"O Ministério Público entendeu que a Cedae pediu para que fosse tomada alguma decisão. O crescimento populacional é muito grande e a gente vem necessitando de mais investimentos”, disse Marcos, acrescentando que a prefeitura realiza investimentos paralelos, como obras de ampliação em Grussaí, no 5° Distrito e no Açu.
A Cedae por sua vez, afirmou que não foi notificada oficialmente quanto a necessidade dos investimentos. Segundo o gerente Regional da Cedae, Raniele Felisberto, o contrato de concessão, que durava cerca de 30 anos, já venceu há cerca de três anos e na época a prefeitura solicitou a continuação da prestação dos serviços.
“Na antiga gestão, da prefeita Carla Machado, o contrato venceu e a prefeitura fez uma solicitação. Nós fizemos uma proposta e ficamos aguardando uma contraproposta, que não foi feita, mas nós estamos dando seguimento aos serviços”, ressaltou Raniele, afirmando que na atual gestão as negociações paralisaram até a aprovação do Plano Diretor.
O fornecimento de água ainda não foi normalizado e de acordo com Raniele, o serviço levará no mínimo uma semana para começar a ser restabelecido. “Eu falei com o gerente [da Ampla] e ele me disse que deve demorar duas semanas para voltar ao normal. Nós estamos operando com um gerador e estamos providenciando outros pra distribuir melhor a água”, destacou o gerente, informando ainda que várias máquinas foram danificadas pela queda de energia.
Em nota a prefeitura informou que enviou na segunda-feira (05/01) uma notificação à Cedae visando à retomada dos serviços de captação, tratamento e distribuição de água, bem como a reversão dos bens reversíveis e a ocupação temporária dos demais bens não reversíveis necessários ao funcionamento do serviço. A concessionária tem três dias úteis para acatar a notificação. Caso seja negada, a Prefeitura tomará as providências cabíveis.
O Decreto 115/2014 informa que “há várias partes do território municipal com abastecimento de água potável comprometido, exigindo atuação imediata do Município”. Além disso, a preocupação com a chegada do verão, quando a população chega a aproximadamente 250 mil habitantes, está explicitada no próprio decreto.
Ainda de acordo com o procurador, no decreto fica explícita a necessidade de uma identificação, avaliação e cadastramento das redes e poços existentes sobre o serviço e as carências da população.
“A retomada do serviço pela Prefeitura vai funcionar como um ato preparatório para uma futura concessão de água e esgoto. Estaremos realizando um aprimoramento do sistema, para que seja modelo para outorga de uma nova concessão”, reiterou.
Também em nota, o prefeito José Amaro de Souza (Neco) afirmou que o objetivo é oferecer um serviço de saneamento básico qualificado. “Estamos trabalhando para que não haja mais problemas para a população e que a prestação de serviço seja executada da melhor forma possível. Além disso, estamos preparados para o trabalho, que visa melhor distribuição de água para todo município.” A prefeitura não deu previsão de quando irá retomar o controle do abastecimento.
Publicidade


Fonte: URURAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário