sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Vídeo “Colabore com a Operação Lei Seca” será obrigatório em eventos


Medida tem o objetivo de reduzir as estatísticas de acidentes no trânsito, em Macaé
 Moisés Bruno/Ascom

Medida tem o objetivo de reduzir as estatísticas de acidentes no trânsito, em Macaé

Todos os eventos públicos de, no mínimo, 150 pessoas terão que exibir o vídeo institucional “Colabore com a Operação Lei Seca”, de acordo com o decreto 256/2014, publicado pelo prefeito de Macaé, Dr. Aluízio. A medida, apresentada nesta sexta-feira (12/12), para representantes do governo e imprensa, tem o objetivo de reduzir as estatísticas de acidentes no trânsito e, ainda, alertar a população sobre os riscos da combinação do álcool e direção.
O encontro, realizado no Paço Municipal, contou também com a presença de vítimas de acidentes, que tornaram-se pessoas com deficiência, além das equipes do Macaé Basquete e Macaé Esporte, que abraçaram a causa no município.
"Cerca de 40 mil pessoas morrem, por ano, nos acidentes de trânsito, e 40% dos casos, estão relacionados a bebidas. Portanto, a cada cinco anos falece uma população de habitantes de Macaé. As histórias são diversas, porém, um cenário imutável deve ser a prevenção. Por isso, a obrigatoriedade da exibição desse vídeo busca sensibilizar as pessoas e, assim, evitar determinadas mortes e sequelas", destacou o prefeito.
O vídeo, elaborado pela Secretaria de Governo do Estado do Rio de Janeiro, tem duração de quatro minutos e seis segundos, disponível no site da Prefeitura de Macaé (www.macae.rj.gov.br). Sua exibição deve ser projetada em tamanho compatível com o público estimado, no mínimo, uma vez, no início de cada evento.
A coordenadoria municipal de Postura, ligada à Secretaria de Fazenda, tem a atribuição de fiscalizar o cumprimento e poderá suspender o evento, caso o decreto não seja atendido. A cooperação com o governo do Estado visa contribuir com as políticas públicas de preservação da vida e segurança no trânsito.
O coordenador de Educação no Trânsito da Secretaria de Governo do Estado do Rio, Vitor Paradiso, afirmou que a Operação Lei Seca acaba de contabilizar a redução no número de motoristas flagrados nos testes de alcoolemia, realizados nas blitzes da campanha no estado: 7% contra os 20% registrados, em 2009.
"A queda é fruto de uma mudança no comportamento do cidadão e da aplicação de medidas efetivas de fiscalização e controle. De uma visita no gabinete do prefeito, nasceu essa parceria com coisas boas para Macaé. Nosso lema é: se dirigir, não beba. Vamos conscientizar os jovens para essa importância", disse Paradiso.
A Operação Lei Seca é uma campanha educativa e de fiscalização, de caráter permanente, organizada pela Secretaria Estadual de Governo.
Publicidade

Postado por: KELLY MARIA

Fonte: REDAÇÃO/ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário