segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Suspeitos de emitirem alvarás ilegais são presos em Cariacica, ES


Durante operação, cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
Chefe de fiscalização e fiscal sanitário da Vigilância Sanitária foram presos.

Do G1 ES
Dois servidores da Prefeitura de Cariacica, no Espírito Santo, entre eles a Chefe de fiscalização da Vigilância Sanitária, foram presos suspeitos de participarem de um esquema ilegal de emissão de alvarás. Além das prisões, foram apreendidos notebooks, celulares e documentos onde, segundo a polícia, há indícios concretos de participação no esquema. O fiscal detido negou que tenha participação no crime. A Secretaria de Saúde (Semus) informou que aguarda a conclusão das investigações para abrir sindicância do caso.

A investigação do esquema ilegal começou a partir de denúncias feitas pela Prefeitura de Cariacica. Após as denúncias, uma auditoria foi realizada no órgão e as irregularidades foram constatadas. De acordo com o delegado José Monteiro, o esquema era caracterizado pela emissão fraudulenta de alvarás de licença pela Vigilância Sanitária para funcionamento de estabelecimentos comerciais.
“Recebemos denúncias de que alguns alvarás da Prefeitura, através da vigilância sanitária de Cariacica, estavam sendo emitidos de forma fraudulenta. Eles ofereciam serviços como despachantes ou consultores e cobravam valores que variam de R$1 mil a R$ 7 mil para que essas licenças fossem emitidas”, explicou o delegado. Segundo ele, foram encontrados mais de 20 alvarás com vários tipos de irregularidades.
O fiscal preso, Alecsandro Aguiar, negou que tenha participado de qualquer esquema fradulento. “Não sei nem que esquema é esse. A gente trabalha em dupla. Se eu cometi um ato ilícito, por que a pessoa que trabalho comigo não cometeu?”, disse.

O esquema
Segundo a delegada que investiga o caso, Denise Carvalho, os acusados atrasavam propositalmente a emissão de alvarás, para depois cobrar propinas dos empresários para que o processo fosse agilizado. Também há denúncias de que empresas pagavam aos fiscais para não serem notificadas por irregularidades.

Segundo a Prefeitura de Cariacica, caso as investigações confirmem a participação dessas pessoas em crimes contra a administração, elas poderão responder por corrupção, fraude, estelionato, prevaricação e formação de quadrilha.
A Secretaria de Saúde (Semus) informou que aguarda a conclusão das investigações para abrir sindicância do caso. Já a Prefeitura de Cariacica informou que está a disposição da Polícia Civil para facilitar a apuração dos fatos.
 de Cariacica informou que está a disposição da Polícia Civil para facilitar a apuração dos fatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário