segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Treinamento com simulação de enchente em São Francisco




  • Com a chegada do período de verão, época de maior volume de chuvas, a prefeitura de São Francisco realizou uma simulação de enchente. A reunião, realizada no último sábado (29/11), Dia Estadual da Redução de Desastre, teve como objetivo manter os setores preparados para casos emergenciais.

A localidade utilizada na simulação foi Gargaú, região da foz do Rio Paraíba do Sul e que abriga um grande manguezal. O local foi escolhido pelo amplo histórico de alagamentos, que, nos casos mais extremos costumam deixar várias famílias desabrigadas.

Cada setor recebeu as informações de como agir em caso de inundação, de acordo com o Plano de Contingência, um conjunto de ações definidas com antecedência para casos emergenciais. O foco da simulação foi fazer com que os setores estejam alinhados e possam agir com rapidez e eficiência, podendo assim salvar mais vidas e garantir que as pessoas atingidas voltem mais rápido ao seu dia a dia normal.

Durante a simulação também foram citadas algumas outras localidades, como Barra de Itabapoana e Guaxindiba que também são afetadas pelas chuvas dessa época do ano.
“O departamento de Defesa Civil do município mapeou as ameaças e preparou o Plano de Contingência. Para completar o processo, foi feita a simulação, parte de grande importância, pois é onde se define a resposta do governo ao desastre”, comentou o subsecretário de Defesa Civil de São Francisco, Geremias Nogueira.

Ainda de acordo com o subsecretário, todos os setores têm parte no processo de resposta ao desastre natural. “Durante a simulação os setores passam a saber qual o papel de cada um, quais recursos estão disponíveis e como devem ser utilizados. É fundamental sabermos que o problema é de todos e que devemos sempre agir juntos para sanar os problemas”, concluiu.


Ascom-SFI

Veja mais fotos da enchente em Gargaú em Janeiro de 2012:





Nenhum comentário:

Postar um comentário