quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Prefeito de Itaguaí é suspeito de desviar R$ 10 milhões por mês, diz PF


Operação 'Gafanhotos' cumpriu 11 mandados de busca e apreensão. 
Prefeito e três secretários são suspeitos de liderarem esquema.

Do G1 Rio
A Polícia Federal afirma que a quadrilha que atuava na prefeitura de Itaguaí, na Baixada Fluminense, desviava cerca de R$ 10 milhões por mês dos cofres públicos.  A operação “Gafanhotos” tem como objetivo cumprir 11 mandados de busca e apreensão e cinco de condução coercitiva em MangaratibaNiterói e Itaguaí. O principal investigado é o prefeito de Itaguaí, Luciano Mota (PSDB).

As buscas visam localizar e apreender documentos, valores de origem ilícita e bens móveis adquiridos com o dinheiro desviado. Durante a primeira fase da investigação, a PF havia apreendido dois veículos de luxo adquiridos pela quadrilha, que envolve além do prefeito de Itaguaí, três secretários municipais e um gerente de empresa de coleta de lixo que presta serviço na região. Uma Ferrari era usada pelo prefeito, segundo as investigações.
A polícia diz que o desvio era feito por meio de empresas que fraudavam o pagamento de serviços ao município. A investigação foi baseada em vídeos apreendidos com um dos integrantes do esquema. Também foi encontrada uma lista com funcionários fantasmas ligadas à prefeitura e à câmara dos vereadores de Itaguaí.

Os policiais apreenderam documentos na sede do executivo municipal. Três investigados prestaram esclarecimentos sobre as denúncias à Polícia Federal: Amaro Gagliarda, secretário de assuntos extraordinários, Ricardo Soares, secretário de turismo, e uma funcionária da prefeitura, que não foi identificada.

O secretário de transportes, Alex Lucena, e o prefeito, Luciano Mota, não foram encontrados para prestar esclarecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário