segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

PM investiga vídeo que mostra jovens sendo humilhados no RJ


Moradores de comunidade fazem exercícios físicos sob ameaça de fuzil.
Comandante afirmou que atitude é inadmissível e abriu investigação.

Janaína CarvalhoDo G1 Rio
Um vídeo que está circulando no Facebook mostra policiais militares do Rio de Janeirosubmetendo moradores de uma comunidade a situações humilhantes. O vídeo parece ter sido gravado na Favela do Sabão, em Niterói, Região Metropolitana do Rio, e mostra policiais, que podem ser lotados no 12°BPM, xingando, humilhando e submetendo um grupo de cerca de 10 moradores à prática de atividades físicas como polichinelos e flexões no meio de poças d’água.
Moradores são obrigados a fazer flexões no meio de poças (Foto: Reprodução Internet)Moradores são obrigados a fazer flexões no meio de poças (Foto: Reprodução Internet)
O vídeo tem 2 minutos e 50 segundos e, em um trecho, aparecem um policial fardado, carregando um fuzil, e outro gritando: “para não, gordinho”, para um dos moradores.
“Vambora (sic) cheio de óleo, levanta p...”, fala um deles, enquanto o outro dá risadas. Depois que o grupo faz flexão no meio da lama, eles são obrigados a levantar para iniciar uma sessão de polichinelos.

PM investiga caso
O comandante do 12°BPM, coronel Gilson Chagas, afirmou que a corporação abriu Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar o caso e está fazendo diligências na comunidade do Sabão para descobrir a data em que o fato ocorreu, se realmente foi na comunidade do Sabão e se os policiais são lotados no 12°BPM.
“Não compactuamos com esse tipo de ação e agiremos com rigor. Não é assim que a Polícia Militar deve agir”, afirmou o comandante. O prazo para a conclusão do inquérito é de 30 dias. Em nota, a assessoria da Polícia Militar informou que, além de investigar de qual batalhão é o policial que aparece nas imagens, também apura se os outros envolvidos seriam PMs.
Em um determinado momento, um dos moradores é intimidado. “Professor, se ele não fizer você vai pagar sozinho, hein?”, avisa. Os homens que gravam as imagens ainda prometem mais “castigos”.  “No final, é cem metros rasos, o último que ficar é pau”.
Policial aparece caregando fuzil enquanto grupo é submetido à prática de exercícios físicos humilhantes (Foto: Reprodução Internet)Policial aparece caregando fuzil enquanto grupo é submetido à prática de exercícios físicos humilhantes (Foto: Reprodução Internet)
Durante a conversa, eles ainda debocham. “Olha lá onde eu botei ele, na poça”, diz um dos homens referindo-se ao morador que é chamado o tempo inteiro de “gordinho” pelo grupo. Depois de alguns segundos fazendo polichinelo, o mesmo rapaz avisa que a bermuda está caindo e o grupo determina que ele continue fazendo o exercício: “Faz com uma mão só e a outra segura as calças”, diz.

Quando dois rapazes fazem menção de ir embora, são chamados de volta para continuar a prática de exercícios humilhantes. Nessa hora, os homens que gravam as imagens mandam que os moradores coloquem o dedo no chão e comecem a rodar. Quando um deles reclama, um dos policiais debocha: "para cheirar dá, para rodar não dá”.
Vídeo que circula na internet mostra grupo sendo obrigado a fazer polichinelo sob a mira de fuzil (Foto: Reprodução Internet)Vídeo que circula na internet mostra grupo sendo obrigado a fazer polichinelo sob a mira de fuzil (Foto: Reprodução Internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário