quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Pezão pede a ministros da Defesa e Justiça que Exército continue na Maré


Encontro entre governador e ministros aconteceu nesta quinta-feira.
Pedido será analisado e nova reunião está marcada para 30 de dezembro.

Do G1 Rio
O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, pediu nesta quinta-feira (18) ao governo federal a prorrogação da permanência do Exército no Conjunto de Favelas da Maré, na Zona Norte. O pedido foi feito em Brasília, durante uma reunião com os ministros da Justiça, José Eduardo Cardoso, e da Defesa, Celso Amorim.
O encontro, que durou mais de uma hora, também contou com a participação do secretário de Segurança José Mariano Beltrame. O pedido vai ser analisado pelo governo, que já tinha autorizado a permanência das tropas até o fim do mês. Uma nova reunião está marcada para o dia 30 de dezembro, em Brasília.
Muita emoção no enterro do cabo Michel Augusto Mikami em Vinhedo, SP  (Foto: Lana Torres/G1)Muita emoção no enterro do cabo Michel Augusto
Mikami em Vinhedo, SP (Foto: Lana Torres/G1)
Oficial morto
Em novembro deste ano, um cabo do Exército foi baleado na cabeça enquanto fazia um patrulhamento no Conjunto de Favelas da Maré. Michel Augusto Mikami tinha 21 anos e era de Vinhedo, no interior de São Paulo.

Na ocasião, o governador Luiz Fernando Pezão lamentou a morte do militar e reafirmou que o seguiria firme no processo de ocupação das favelas. A presidente Dilma Rousseff também se manifestou através de nota. O comunicado ressaltou que o militar "morreu no cumprimento do dever, na missão de pacificação empreendida pelo Exército Brasileiro".

Ocupação desde abril
A Força de Pacificação está na Maré desde o dia 5 de abril, quando 2,7 mil militares ocuparam 15 comunidades do conjunto de favelas. Mas os confrontos têm sido frequentes. Desde o início da ocupação, mais de 400 pessoas foram presas e 158 menores apreendidos. Nas operações de combate ao tráfico, além de drogas, os militares também apreenderam veículos, motos, armamento e munição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário