quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Justiça do Rio revoga prisão de PMs acusados de estupro no Jacarezinho


Secretário de Segurança do Rio chegou a expulsar os PMs na ocasião.
Machado Mantuano, Anderson Farias e Renato Ferreira estavam em Bangu.

Do G1 Rio
Justiça fará nova audiência do caso de PMs acusados de estupro no Jacarezinho, Rio (Foto: Reprodução/Gnews)PMs acusados de estupro no Jacarezinho (Foto:
Reprodução/Gnews)
A Justiça do Rio revogou a prisão de três PMs acusados de estuprarem três jovens na Favela do Jacarezinho, na Zona Norte, em agosto deste ano. Machado Mantuano, Anderson Farias da Silva e Renato Ferreira Leite foram expulsos da PM por conta do crime e estavam presos no Complexo de Gericinó em Bangu, na Zona Oeste. Eles eram lotados na 2ª Unidade de Polícia Pacificadora do Méier. A informação foi confirmada pelo TJ na tarde desta quarta-feira (3).
“Não há como sustentar a presença dos demais requisitos para a manutenção da prisão preventiva em tela, não havendo quaisquer elementos idôneos a comprovar eventual risco à ordem pública, aos princípios da hierarquia e disciplina ou quanto à periculosidade dos acusados”, afirmou um dos trechos da decisão.
A Secretaria de Administração Penitenciária também confirmou que Machado Mantuano, Anderson Farias da Silva e Renato Ferreira Leite encontram-se em liberdade.
Entenda o caso
O caso foi registrado na 25ª DP (Engenho Novo) e as vítimas afirmaram em depoimento que o PM Anderson Farias da Silva, de 33 anos, foi descrito como o mais violento e agressivo dos policiais. No momento do abuso sexual, ele teria dito a elas "vocês hoje vão ver o capeta".

Além de Anderson, os policiais Gabriel Machado Mantuano, de 21 anos, Renato Ferreira Leite, 32 e Wellington de Cássio Costa Fonseca, de 30 foram presos em flagrante. O depoimento deste último teria sido decisivo para conclusão do caso. Ele contou que o grupo de policiais estava fazendo patrulhamento na região, quando encontrou um grupo de usuários de crack. Houve uma perseguição e eles chegaram a um beco perto do viaduto que fica nas proximidades da Avenida Dom Helder Câmara, na Zona Norte do Rio.

Wellington disse que ouviu quando os policiais pediram para que todas as pessoas que estavam nas casas desse beco saíssem para revista, inclusive as três mulheres que foram violentadas. Posteriormente, elas foram obrigadas a entrar na casa, onde ficaram nuas e sofreram abuso. De acordo com o depoimento do policial, Gabriel Machado e Anderson Farias praticaram os abusos, enquanto Renato Leite iluminou o ambiente com a luz do celular.

Expulsão sumária
Dias depois do crime, o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, afirmou, por meio de nota, que tem acompanhado de perto o desenrolar das investigações que apuram o estupro ocorrido no Jacarezinho. Os policiais militares, apontados pela polícia como autores do crime, já estão presos e o secretário vai solicitar expulsão sumária dos autores.
Na nota, o secretário pede desculpas às vítimas e aos familiares e afirma que as circunstâncias das denúncias contra agentes só "agravam o que já é muito grave". "Infelizmente, a polícia não está imune de admitir em seus quadros pessoas que vão trair a missão de servir e proteger", disse o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário