quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Guarda municipal é afastado após agredir morador de rua, no ES


Câmera de videmonitoramento flagrou o momento da agressão. 
Subsecretário condenou a atitude e informou que o caso será investigado.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta *
Um Guarda Municipal de Vila Velha, na Grande Vitória, foi afastado das atividades na última semana após agredir um morador de rua. A situação ocorreu em outubro deste ano e foi filmada pelas câmeras de segurança da prefeitura, o que foi usado como prova da participação do profissional. No dia da agressão, a vítima havia participado de uma confusão em um abrigo público e foi detida. O caso agora será apurado pela Corregedoria da Guarda, que terá de um a três meses para finalizar o inquérito.
No vídeo é possível ver o morador de rua algemado e cercado por guardas, e mesmo imobilizado, é agredido com socos. Em seguida, ele é jogado dentro do carro da Guarda. A coordenadora do abrigo, Zilane Lima, explicou que chamou os profissionais porque ele participava de uma briga.
"Um outro assistido que estava no abrigo naquela noite havia furtado o cachimbo dele, e ele queria de volta. Foi assim que se iniciou a confusão. A gente tomou a providência de suspender ele do serviço no dia, ele não aceitou e pulou o muro com um facão e uma pedra nas mãos", disse.
A coordenadora ainda contou que não sabia das agressões que ocorreram do lado de fora do abrigo. "A gente não sabe o que foi falado do usuário com a Guarda Municipal, mas a gente não viu necessidade de agressão física", falou Zilane.
O subsecretário da Guarda Municipal, Renato de Oliveira, também condenou a atitude do agente de segurança. "Foi uma agressão que a prefeitura de Vila velha não concorda, não aceita, e a partir de quando tomamos conhecimento, vimos as imagens, afastamos o profissional e abrimos um procedimento administrativo para apurar os fatos", informou.
Oliveira ainda explicou que a justificativa usada pelo guarda foi de que recebeu ameaças do morador de rua. "No momento em que ele estava sendo conduzido para o cofre da viatura, ele fez várias ameaças aos guardas, dizendo que quando ele saísse, iria matar um por um. Ele se aborreceu com isso e efetuou aquelas agressões desnecessárias", disse.
No dia da agressão, o morador de rua foi levado para o Departamento de Polícia judiciária (DPJ) de Vila Velha, mas foi ouvido pelo delegado e liberado. A reportagem retornou ao abrigo, mas não conseguiu encontrá-lo para comentar o caso.
* Com colaboração de André Falcão, da TV Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário