segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Filhote de macaco-prego é resgatado na Bicuda Grande, em Macaé


Animal será avaliado por um biólogo e um veterinário nesta terça-feira
 Divulgação

Animal será avaliado por um biólogo e um veterinário nesta terça-feira

No quintal de uma residência na Serra da Bicuda Grande, região do Pico do Frade, foi resgatado pela equipe da Guarda Ambiental um filhote de macaco-prego. Os moradores perceberam o animal depois que os cachorros sinalizaram a sua presença. O filhote foi levado para a sede do órgão na tarde de sábado (06/12) e, nesta terça-feira (09/12), será avaliado por um biólogo e um veterinário. O estado geral do macaquinho é bom, apenas apresentando lesões na pele. A expectativa dos agentes é que em breve ele seja devolvido a seu habitat natural.
Também chamado de "capuchinho" pela semelhança de sua pelagem com o capuz dos monges, o macaco-prego, quando se movimenta, mantém a cauda para cima, enrolada como um ponto de interrogação. Ele é hábil, conseguindo abrir frutas de casca dura até com pedras e pedaços de pau. Essa espécie vive em bandos e passa a maior parte do tempo nas árvores, onde dorme e consegue alimento. Só desce para beber água ou atacar plantações na orla da floresta.
Eles são encontrados na Serra das Bicudas Grande e Pequena, que fazem limite dos municípios de Macaé e de Casimiro de Abreu, estendendo-se pelos distritos de Cachoeiros de Macaé, Sana e Glicério. O Pico do Frade, com 1.429 metros, é o ponto culminante de Macaé.
Publicidade


Fonte: ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário