quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Dois municípios do ES estão entre 10 maiores PIB per capita do país


Dados foram divulgados pelo IBGE, nesta quinta-feira (11). 
Presidente Kennedy aparece em primeiro lugar e Anchieta em sétimo.

Victoria VarejãoDo G1 ES
Dois municípios do Espírito Santo apareceram entre os 10 com maior Produto Interno Bruto (PIB) per capita - valor dividido pela quantidade de habitantes - em todo o Brasil em 2012, segundodados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quinta-feira (11). Presidente Kennedy, no Sul do estado, está em primeiro lugar do país, com PIB per capita de R$ 551.967,24. Na sétima posição, aparece Anchieta, também no litoral sul capixaba, com o valor de R$ 207.431,28.
De acordo com o economista Orlando Caliman, o alto PIB per capita de Presidente Kennedy se deve à produção de petróleo no município. “Todo o petróleo que é extraído no alto mar do município é incluído no PIB. Isso provoca distorções muito grandes, porque, se colocar em dólar, está igual aos valores do Japão, dos Estados Unidos. Mas a realidade não é essa, já que isso não é apropriado pelo morador”, comentou Caliman.
Segundo o economista, a produção de petróleo entra no cálculo de participação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e gera desigualdade entre os municípios. “Como o PIB de lá é enorme, um município que é pequeno e arrecada pouco, fora o petróleo, acaba tendo uma participação enorme do ICMS do estado. Se aumenta o dele, tira de outros municípios”, ressaltou.
Em relação a Anchieta, que figura em 7º lugar no Brasil entre os municípios com maior PIB per capita, Caliman destacou a grande planta industrial local, por conta da presença da mineradora Samarco. “Na verdade, esse PIB nem fica todo no município, o que é natural. Não tem nem como apropriar esse tudo isso. A empresa tem acionistas fora do país e o alto PIB é resultado de venda internacional, mas não deixa de ter um impacto positivo”, falou o economista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário