quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Combate à pirataria: 25 mil produtos apreendidos em todo Estado


Em Campos, a ação aconteceu nos boxes do Shopping Popular Michael Hadadd
 Divulgação / Carlos Grevi

Em Campos, a ação aconteceu nos boxes do Shopping Popular Michael Hadadd

A Polícia Civil apreendeu, desde segunda-feira (1º/12), mais de 25 mil produtos falsificados na operação “Rio contra a Pirataria”, desencadeada pela Delegacia de Repressão aos Crimes contra Propriedade Imaterial (DRCPIM). A ação envolveu também policiais de todas as delegacias distritais e especializadas, num total de mil agentes e 180 delegados. Ao todo, 113 pessoas foram autuadas.
De acordo com o chefe de Polícia Civil, Fernando Veloso, o valor dos produtos apreendidos apenas até esta terça-feira (02/12) é de cerca de R$ 1 milhão. Em Campos, a ação aconteceu noShopping Popular Michael Hadadd, onde três pessoas foram detidas e centenas de material apreendidos. Foram apreendidos tênis, camisas, bolas de futebol, bonés, óculos de sol, camisas, shorts, entre outros. 
“Grande parte desses produtos causa danos à saúde. Os tênis, por exemplo, podem provocar sérios problemas na coluna dos consumidores. É importante que a sociedade fique atenta a essa questão”, disse Veloso.
O delegado afirmou que o crime de pirataria não é fácil de ser combatido. "As penas previstas na legislação são brandas. A polícia faz a sua parte, mas as pessoas que vendem esses produtos voltam a atuar. É importante que a sociedade repense essa questão."
A delegada titular da DRCPIM, Valéria Aragão, explicou que o foco da Polícia Civil é combater não só o vendedor de produtos falsificados, mas também os grandes fornecedores e fabricantes desses itens. Ainda segundo ela, cada unidade definiu os alvos da operação, por conhecer os locais onde poderia encontrar a comercialização de produtos falsificados. A ação teve início antes do Dia Nacional contra a Pirataria, que é nesta quarta-feira (03/12).
As mercadorias estão sendo periciadas e ficarão sob cautela da Polícia Civil até que os representantes das marcas façam a retirada. Foram apreendidos tênis, camisas, bolas de futebol, bonés, óculos de sol, camisas, shorts, entre outros.
MAIS DE 14.500 MAÇOS DE CIGARRO APREENDIDOS 
Na segunda-feira (1ª/12), os agentes apreenderam 14.500 maços de cigarros contrabandeados durante ação realizada no Camelódromo da Uruguaiana, no centro do Rio. Após investigações, os agentes identificaram um box que funcionava como ponto de venda ao consumidor final e também como ponto de distribuição a ambulantes informais.
A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a importação das marcas de cigarros que não constam em seu cadastro. A proprietária do box foi autuada em flagrante por crime de contrabando. Contra ela havia uma condenação pela mesma prática, em 1989.
Publicidade


Fonte: IMPRENSA-RJ / ASCOM POLÍCIA CIVIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário