terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Chuva ameniza prejuízos da seca, mas nível do Paraíba volta a baixar


Previsão é que o nível do rio continue baixando nos próximos dias
 Carlos Grevi

Previsão é que o nível do rio continue baixando nos próximos dias

As chuvas em Minas Gerais amenizaram a situação do Rio Paraíba do Sul, em Campos, mas nesta terça-feira (02/12), segundo a Secretaria Municipal de Defesa Civil, o nível está em 6,60m, de acordo com a medição feita às 8h. Consequentemente, nos canais que receberam água não se vê mais lama. As bacias hidrográficas também dão sinais de melhora. A chuva na região umedeceu a terra e as lavouras estão mais verdes, assim como nos pastos o capim começa a florescer.
“Os canais e bacias hidrográficas estão recebendo água de forma natural. Nossa expectativa é que venha mais chuva por ai”, disse o secretário de Agricultura, Eduardo Crespo. Segundo o Climatempo, deve chover em Campos na quinta-feira (04/12) e sexta-feira (05/12) sempre no período da tarde e noite.
O secretário de Agricultura lamenta, porém, os prejuízos na ordem de R$ 128 milhões, causados pela seca recorde deste ano, que são irrecuperáveis. O assunto será debatido em audiência pública no próximo dia 17, às 16h, na Câmara de Vereadores. “Não há como mudar a situação. Temos que pensar daqui para frente”, disse Crespo.
O nível do Rio Paraíba do Sul na noite desta segunda-feira (01/12), estava com a cota de 7,08m, mas nesta terça, o volume já havia baixado para 6,60m, estando acima mais de 1 metro da cota normal, que é de 5,80 metros.
Segundo o subsecretario, Edison Pessanha, a previsão é que o nível do rio continue baixando nos próximos dias, pois não há previsão de chuva na cabeceira do rio.
“As águas que chegaram até o Rio Paraíba do Sul vieram das chuvas da Zona da Mata Mineira. Com isso, houve um aumento dos níveis de todos os rios que cortam as Regiões Norte e Noroeste Fluminense, mas na segunda-feira, os níveis dos rios começaram a baixar significativamente”, revelou Pessanha, esclarecendo que a medição do nível do Rio Paraíba do Sul está sendo feita uma vez por dia.
Publicidade


Fonte: ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário