quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Unidade de Internação tem segunda fuga dentro de 24 horas, no ES


Outros oito menores fugiram na tarde desta quarta-feira (26), da Unip II.
Treze internos já haviam fugido na segunda-feira (25), da mesma unidade.

Naiara ArpiniDo G1 ES
Mais oito menores da Unidade de Internação Provisória (Unip II), em Cariacica, na Grande Vitória, fugiram na tarde desta quarta-feira (26), de acordo com o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases). Esta é a segunda fuga dentro de um período de 24 horas, pois as duas ocorreram por volta das 15h. Na tarde desta terça-feira (25), treze adolescentes fugiram após o período de recreação. Destes, apenas quatro foram recapturados pela polícia. No total, 17 internos estão foragidos.

O Iases informou que núcleo de inteligência e a corregedoria do Instituto já foram para a unidade com objetivo de apurar e investigar a possibilidade de quebra de procedimentos que levaram ao ocorrido. Não houve agentes feridos. Segundo o Sindicato dos Agentes Socioeducativos do Iases (Sinases), dez tentaram fugir, mas só oito conseguiram. Um foi impedido por um agende dentro da unidade e o outro foi apreendido pela Polícia Militar do lado de fora.

O presidente do Sinases, Bruno Menelli, explicou que foi até a unidade após a fuga e que os internos fugiram pelo mesmo buraco que o primeiro grupo usou nesta terça-feira. "Depois do banho de sol da tarde desta quarta, eles partiram para cima dos agentes e saíram da unidade pelo mesmo buraco usado terça", disse.
Bruno explicou que o buraco chegou a ser tapado na terça, mas que a massa demora a secar. "O buraco foi tapado, mas a massa demora a puxar, eles conseguiram utilizar a mesma tampa de bueiro para conseguir refazer o buraco e fugir”, contou.
A Polícia Militar fez buscas na região, e as pessoas que possuírem informações e quiserem colaborar com as investigações podem entrar em contato pelo número 181.
Primeira fuga
Segundo o presidente do Sindicato dos Agentes Socioeducativos do Iases (Sinases), Bruno Menelli, os internos fugiram após o período de recreação. “Os adolescentes estavam retornando da recreação, da quadra de esportes e, ao voltarem para o módulo, mais ou menos 20 adolescentes partiram para cima dos agentes. Quebraram o chapão, agrediram os agentes e conseguiram evadir-se do bloco”, disse. Os menores fizeram um buraco no muro da unidade para escapar.
De acordo com o Iases, uma sindicância já foi aberta com objetivo de apurar e investigar os elementos que levaram ao ocorrido. O Instituto pede que as pessoas que tiverem alguma informação e que quiserem colaborar com as buscas, podem entrar em contrato através do 181.

Sindicato
O Sindicato reclama que a unidade está superlotada e que faltam agentes. “São mais de 400 agentes desfalcados aqui dentro. O processo seletivo já era para ter feito e não fizeram, material de segurança nós não temos. A Polícia Militar ficou de assumir o complexo e não veio assumir. E todo dia entra adolescente”, disse Bruno.
Sobre a denúncia feita pelo Sinases, o instituto disse que conta com mais de 1.500 agentes e que só esse ano foram contratados 300. O Iases informou, ainda, que um novo concurso público deve ser realizado no ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário