domingo, 9 de novembro de 2014

'Teria até que dormir na porta', diz mãe de aluna que perdeu Enem no Rio


Amanda Alli, de 19 anos, pegou até mototáxi, mas chegou atrasada.
Tia de candidata afirma que jovem deve estar 'muito sofrida'.

Do G1 no Rio
Amanda Alli se desesperou ao ser barrada na Uerj (Foto: Alexandre Durão/G1)Amanda Alli se desesperou ao ser barrada na Uerj (Foto: Alexandre Durão/G1)
A família de Amanda Alli, de 19 anos, que perdeu a prova do Enem no Rio por chegar bem na hora em que os portões da Universade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) foram fechados, está abalada. De acordo com a mãe da jovem, que pela terceira vez está tentando fazer jornalismo, o fato de a estudante ter perdido a hora por conta do trânsito  — ela mora em Subúrbio do Rio, em Pilares, e a prova foi realizada na Zona Norte, no Maracanã —, foi irrelevante.
"Não tenho nada a dizer. Estou muito nervosa. O trânsito foi irrelevante. Existem regras e, neste caso, era para chegar às 7h ou até dormir na porta", afirmou Verônica [que não revelou o sobrenome], responsável por levar Amanda até o local da prova.
Moradora de Pilares, no Subúrbio do Rio, Amanda contou que saiu de casa ao meio-dia, uma hora antes de os portões de fecharem. Ela foi até o local da prova com a mãe, mas, no meio do caminho, ao perceber que se atrasaria por conta do trânsito, pegou um mototáxi.
"Elas saíram dentro do horário. O problema foi o engarrafamento. A mãe pagou um mototáxi, mas, infelizmente, Amanda não conseguiu chegar a tempo", explicou a tia da estudante, Valéria Neves. "Ela se empenhou muito para fazer essa prova. É antenada, inteligente. Sabe tudo de esportes e queria trabalhar com isso: jornalismo e esportes",  acrescentou a tia, ao lembrar que a menina correu atrás e conseguiu uma bolsa de estudos para se preparar no Sesc.
A tia contou ainda que até o momento Amanda não havia retornado para casa e que todos estavam preocupados com ela: "Ela deve estar muito sofrida. Não está atendendo o celular".
Bolsa de estudos
Sensibilizado pelo drama vivido pela jovem que perdeu a prova, o professor de um cursinho que estava no local ofereceu uma bolsa de estudos para Amanda. De acordo com Álvaro Barreto, a estudante que quer se formar em jornalismo, poderá se preparar para o Enem de 2015 na unidade de um tradicional curso preparatório no Méier.
"Ela fazia cursinho à noite, outro dia quase foi assaltada enquanto voltava para casa. Lutamos com dificuldade para que ela conseguisse entrar na faculdade. Essa notícia da bolsa [oferecida pelo professor] é boa. Mas o que aconteceu hoje foi uma pena", afirmou a tia de Amanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário