terça-feira, 25 de novembro de 2014

Seja um voluntário no Dia Nacional do Doador de sangue


É rápido, não dói e dá para garantir que vai ser bem recompensador
 Arquivo Ururau

É rápido, não dói e dá para garantir que vai ser bem recompensador

Há situações que só nos damos conta da importância quando interfere diretamente na nossa vida. Uma delas é quando precisamos de doação de sangue para um familiar, um amigo e até para nós mesmos, quando estamos em um leito de um hospital. Então, que tal doar um pouquinho de amor e fraternidade a quem não conhecemos?! É rápido, não dói e dá para garantir que vai ser bem recompensador.
Nesta terça-feira é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário e o Hemocentro de Campos vai marcar a data com um lanche especial. Atualmente, o Hemocentro enfrenta a falta de doadores, porque dos 23 mil voluntários cadastrados com mais de duas doações nos últimos anos, apenas mil compareceram durante um mês, este ano.
Além de Campos, o Hemocentro também atende mais 16 municípios como Aperibé, Cambuci, Cardoso Moreira, Italva, Itaocara, Miracema, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá, Laje do Muriaé, Natividade, Porciúncula, Varre Sai, Quissamã, São Fidélis, São Francisco do Itabapoana e São João da Barra.
Para doar, é preciso estar em boas condições de saúde; pesar no mínimo 50 quilos e apresentar documento original com foto válido em território nacional. “Lembrando que a pessoa pode doar entre 16 e 69 anos de idade. Quem nunca doou e está com 59 anos ainda pode doar. Antes de doar, só precisa fazer jejum de gordura”, disse a coordenadora do Hemocentro, Daniela Tudesco.
“Para manter o estoque precisamos de 70 a 80 doações/dia. E hoje estamos bem abaixo do necessário. Quanto ao tipo sanguíneo que mais precisamos, varia muito. Tem época, por exemplo, que há mais necessidade de “O” negativo. Mas no geral precisamos de todos os tipos”, esclarece a coordenadora.
O HemoCampos funciona todos os dias, incluindo feriados, das 7 às 18h, inclusive nos finais de semana e feriados. 
Publicidade


Fonte: REDAÇÃO/ ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário