sexta-feira, 7 de novembro de 2014

RJ vai pedir transferência de Russão da Mangueira para presídio federal


Suspeito de chefiar tráfico na Mangueira foi preso nesta sexta.
Cadu Playboy, que seria chefe do tráfico em Cabo Frio, também foi preso.

Cristina BoeckelDo G1 Rio
Representantes da Polícia Federal e Secretaria de Segurança deram coletiva sobre as prisões (Foto: Cristina Boeckel/G1)Representantes da Polícia Federal e Secretaria de Segurança deram coletiva sobre as prisões (Foto: Cristina Boeckel/G1)
A Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro vai pedir a transferência para um presídio federal de João Paulo Firmiano Mendes da Silva, o Russão da Mangueira, apontado como líder do tráfico na comunidade da Zona Norte do Rio. Russão e Carlos Eduardo Freire Barboza, o Cadu Playboy, suspeito de chefiar o tráfico em Cabo Frio, na Região dos Lagos, foram presos nesta sexta-feira (7), no Morro do Juramento, Subúrbio do Rio.
Segundo Fábio Galvão, subsecretário de Inteligência da Secretaria de Segurança do Rio, a transferência de Russão é necessária pelo seu papel na hierarquia do tráfico no estado do Rio. “O Russão, pela importância na facção, a gente vai pedir a transferência para um presídio federal. Ele é um dos principais líderes do tráfico que estava solto. A gente tem dados de que ele estava envolvido na disputa entre duas facções. Ele tem contato com os principais líderes do crime e trabalhava na fomentação do tráfico” afirmou ele. Galvão ainda destacou a longa ficha criminal de Russão e disse que ele é um criminoso violento.
VALE -- Russão da Mangueira e Cadu Playboy foram presos nesta sexta-feira no Morro do Juramento  (Foto: Divulgação)Russão da Mangueira e Cadu Playboy foram presos nesta sexta-feira no Morro do Juramento (Foto: Divulgação)
Galvão concedeu entrevista ao lado do delegado da Polícia Federal Fábio Andrade, chefe da Delelegacia de Proteção a Crimes contra o Patrimônio e Tráfico de Armas para dar detalhes sobre a prisão dos traficantes, numa operação conjunta da PF com a Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro e o Gaeco.
Os dois presos tinham mandados de prisão por tráfico de drogas. Os delegados ressaltaram a importância da parceria entre a PF e o governo do estado.  Fábio Andrade, delegado da Polícia Federal responsável pela operação, deu detalhe sobre como aconteceram as prisões: “Nesta semana, a gente recebeu um dado de que o Russão estaria morando em uma residência no morro do Juramento. Então foi feita uma vigilância e houve a informação de que o Cadu estaria com ele. Às 7h, em uma operação conjunta, invadimos o local e os prendemos.”
Além dos dois traficantes, a mulher de Russão da Mangueira também foi presa no local. O nome da esposa não foi divulgado por questões de segurança. 
Todos foram presos em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte ilegal de armas e lavagem de dinheiro. No local foram apreendidas 3 pistolas, R$ 350 mil e uma quantidade significativa de maconha e ecstasy.
Fábio Andrade, da PF, afirmou que as prisões devem enfraquecer o tráfico de drogas tanto na Região dos Lagos quanto na Mangueira: “O Cadu vem aterrorizando a Região dos Lagos e intensificando o transporte de drogas e armas para a região, com a ajuda do Russão da Mangueira.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário