segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Policial que atirou em suspeito de tiroteio no ES agiu certo, diz major


Tiroteio aconteceu na manhã deste domingo (16), em Vila Velha. 
Após a troca de tiros entre gangues, policial alvejou um suspeito.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta
Para a Polícia Militar, o policial que alvejou um suspeito após o tiroteio que aconteceu na manhã deste domingo (16), em Vila Velha, na Grande Vitória, agiu corretamente. A troca de tiros aconteceu entre gangues rivais e, após o tiroteio, um dos grupos foi surpreendido pelo policial, que baleou um dos suspeitos. O major Menezes explicou que o policial agiu em legítima defesa, mas afirmou que a PM vai apurar os fatos. Quatro suspeitos do crime foram detidos.
O tiroteio aconteceu na manhã do último domingo (16), no bairro Santa Rita, em Vila Velha. De acordo com a polícia, a troca de tiros foi entre membros de gangues rivais dos bairros Ataíde e 1º de Maio. Na ocasião, um dos integrantes da gangue do bairro Ataíde, de 18 anos, levou dez tiros e morreu na hora. Um adolescente de 14 anos, do mesmo grupo foi baleado. Outras duas pessoas foram atingidas por balas perdidas e uma criança ficou ferida por estilhaços de vidro de um carro.
Após a troca de tiros, durante a fuga, membros de um dos grupos foram surpreendidos por um policial que voltava do serviço e alvejou um suspeito. Para o subcomandante do 4º Batalhão da PM, major Menezes, a conduta do policial foi correta, tendo em vista que, segundo ele, o profissional corria risco.
“Ele estava na residência dele, ouviu os disparos e, preocupado com o pai dele, que é idoso, da varanda da residência ele observou e viu a movimentação com os suspeitos vindo com arma em punho. De onde ele se encontrava, inclusive com a camisa da polícia, ele se identificou como policial e deu ordem para que eles parassem e deitassem no chão. Um desses suspeitos se levantou, sacou a arma e fez menção de agredir, com disparo, o policial. Então, na declaração dele, para se defender, ele revidou para se defender dessa injusta agressão”, explicou.
Ainda segundo o major, a PM vai apurar os fatos. “Nós temos que apurar os fatos como um todo. Há necessidade de fazer apuração, ouvir todos os lados, mas a gente entende que ele agiu em legítima defesa”, finalizou.

Feridos
Entre os quatro baleados estão dois jovens, sendo um de 14 anos, que estão internados em estado estável. Segundo a policia, eles participaram do tiroteio. Outros dois moradores foram vitimas de bala perdida: um homem de 52 anos, que segue em estado estável, e uma mulher de 60 anos, que já teve alta. Além dos baleados, uma criança de 5 anos foi ferida por estilhaços do vidro de um carro, e também já teve alta.

Presos
Quatro homens foram presos no bairro Santa Rita, em Vila Velha, na tarde deste domingo (16), suspeitos de envolvimento com o tiroteio. As prisões ocorreram depois que traficantes ameaçaram colocar fogo na casa do policial militar que baleou o criminoso após o tiroteio. Com os suspeitos, a polícia apreendeu três revólveres, munições e drogas. Todos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Vila Velha para prestar depoimento.

Para tentar fugir do policiais, eles correram para uma área de manguezal e invadiram uma casa. Após perseguição, que teve auxílio do helicóptero Harpia, os policiais fizeram um cerco na casa e prenderam os traficantes. As drogas e as armas estavam escondidas dentro do fogão da casa.

Vídeo
Um vídeo gravado por uma testemunha, que não quis se identificar, mostra o som dos tiros disparados durante o tiroteio. As imagens mostram uma aglomeração e é possível ouvir o som de vários disparos. Algumas pessoas se dispersam e, logo depois, dois carros da polícia chegam ao local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário