quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Polícia Militar inova e lança policiamento com bicicleta e quadriciclo


Reforço contempla área central e bancárias em Santo Antônio de Pádua e Miracema
 Divulgação

Reforço contempla área central e bancárias em Santo Antônio de Pádua e Miracema

Dinamismo e agilidade ao trabalho ostensivo da Polícia Militar. Esses são os objetivos do Grupo de Pronta Resposta (GPR) e POG BIKE implantados na área do 6º Comando de Policiamento de Área (CPA), que abrange as Regiões Norte e Noroeste Fluminense.
O 36° Batalhão de Polícia Militar conta com uma nova modalidade de policiamento, o POG BIKE. Lançado há poucos dias, o policiamento é realizado por quatro Policiais Militares do Regime Adicional de Serviço (RAS), que se dividem entre as cidades de Santo Antônio de Pádua e Miracema, visando, sobretudo o reforço do policiamento na área central e bancária dos municípios, que aumentam ainda mais com a proximidade do Natal.
O Comandante do 36° BPM, o tenente-coronel Sylvio Guerra, explicou o policiamento. “O POG BIKE é realizado em duplas e uma das principais características é que policiamento de bicicleta cobre uma maior área se comparado ao realizado a pé, proporcionando maior agilidade e mobilidade no trânsito”.
A nova modalidade de policiamento já vem apresentando resultados positivos. “Além de nos sentirmos mais seguros, especialmente nos meses de novembro e dezembro onde o movimento na área central praticamente dobra, já podemos perceber que o trânsito está mais organizado, pois tanto os motoristas, quanto os pedestres estão respeitando mais as leis de transito com a presença dos policiais militares”, disse o Senhor Márcio Marcone, de 80 anos, proprietário da Farmácia do Márcio, um dos comércios mais antigos de Santo Antônio de Pádua.
Muito bem vista pela comunidade, o POG BIKE também já foi aceito pelos policiais militares, que têm a oportunidade de tirarem um extra voluntário na folga por meio do RAS, como é o caso do SD PM Crespo que embora seja lotado na 2ª UPP São Carlos/4° BPM, optou pelo RAS no 36° BPM.
32º BPM TAMBÉM TEM NOVIDADE 
Após criar recentemente o Grupo de Pronta Resposta (GPR), o 32° Batalhão de Polícia Militar acaba de lançar mais uma modalidade de policiamento. Desde a última segunda-feira (11/11), o município de Macaé pode contar com um quadriciclo circulando pelo calçadão do centro e também pelas principais e mais movimentadas avenidas da cidade.
O objetivo é reforçar o policiamento nesta época do ano. “A proximidade de datas festivas de final de ano acarreta naturalmente um aumento substancial no número de pessoas que frequentam tais áreas e, por isso, decidimos aplicar um policiamento que fosse mais dinâmico que o simples Policiamento Ostensivo a Pé e, ao mesmo tempo, mais ágil que uma viatura policial tradicional”, explicou o comandante do 32° BPM, tenente coronel Pimenta.
Já no primeiro dia de sua utilização, foi possível observar o sucesso da nova ferramenta operacional: após receber a notícia de um roubo em um estabelecimento comercial, o policial militar condutor do quadriciclo iniciou buscas que resultaram na imediata localização e prisão em flagrante do autor do crime, havendo a recuperação de todo o material roubado.
O Grupamento de Pronta Resposta (GPR) foi criado no final do mês de agosto pelo atual Comando do 32° BPM com o objetivo de acompanhar o deslocamento da mancha criminal da área de atuação do BPM. Com várias formas e tipos de policiamento, as ações do GPR estão voltadas, sobretudo para a diminuição aos roubos de rua e/ou a transeuntes. O Grupamento de Pronta Resposta é constituído por um trailer, que diariamente, fica alocado em pontos estratégicos, principalmente na região central do município.
Publicidade


Fonte: ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário