sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Polícia apreende 55kg de carne de capivara em casas em Sooretama, ES


Parte do material estava armazenado em um freezer.
Uma pessoa foi detida, segundo a Polícia Ambiental.

Do G1 ES
Material foi incinerado após operação, no Espírito Santo (Foto: Divulgação/ Polícia Ambiental)Material foi incinerado após operação, no Espírito Santo (Foto: Divulgação/ Polícia Ambiental)
Cerca de 55 kg de carne de capivara foram apreendidos em duas residências do município de Sooretama, no Norte do Espírito Santo, na quinta-feira (20). De acordo com a Polícia Ambiental, um produtor rural de 33 anos foi detido e encaminado para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Linhares, também na região, onde foi autuado por caça de animal silvestre da fauna brasileira. Ainda segundo a polícia, um segundo suspeito está sendo procurado, porém, até a tarde desta sexta-feira (21), ele ainda não havia sido preso.
A polícia informou que recebeu denúncias anônimas notificando que um homem estaria abatendo animais silvestres nos fundos de uma residência. Ao chegar na casa, localizada no bairro Juerama B, os policias encontraram cerca de 25kg da carne armazenados dentro de um freezer.
Segundo a polícia, o proprietário da residência contou que a carne se tratava de um animal que havia sido atropelado, e que o restante tinha sido levado para a casa do cunhado, em  Córrego do Cupido, também em Sooretama. Na segunda propriedade, os policiais encontraram os 30kg da carne restante e incineraram todo o material.

O sargento Rosenildo, da Polícia Ambiental, informou que a identificação da carne como sendo de capivara foi possível somente por meio de um laudo de identificação da espécie, expedido por uma médica veterinária. De acordo com o laudo, ainda ficou constatado que o animal foi abatido por projéteis de calibre 22, porém, durante vistorias nas duas casas, nenhuma arma foi localizada.

Alerta
A Polícia Militar Ambiental alertou que consumir carnes de animais silvestres pode causar sérios riscos à saúde, além de ser um crime contra a fauna. Segundo a polícia, o manejo e consumo de animais silvestre pode transmitir diversas doenças e infecções para os seres humanos, as chamadas zoonoses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário