quarta-feira, 26 de novembro de 2014

PM morto em assalto é enterrado e segundo suspeito é preso no ES


Detido foi levado para a Delegacia Patrimonial de Vitória.
O soldado de 20 anos estava à paisana e foi morto com um tiro.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta *
Foi enterrado o corpo do PM Daniel Santos Viana, 20 anos, na manhã desta quarta-feira (26), em Vila Vellha, Grande Vitória. Enquanto acontecia o cortejo, policiais militares prenderam o segundo suspeito de participar da morte do assassinato do soldado na noite de segunda-feira (24), na Serra. Ele foi encontrado durante diligência no bairro Carapina e vai ser encaminhado para a Delegacia Patrimonial de Vitória. Segundo a polícia, os dois suspeitos confessaram participação no assalto que resultou na morte do soldado. O primeiro havia sido preso na noite desta terça-feira (15).
O soldado foi baleado em uma tentativa de assalto após sair do trabalho, quando estava à paisana, em um ponto de ônibus em Carapina. O policial foi encaminhado para o Hospital Dr. Jaime Santos Neves, no município, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. A dupla acabou fugindo sem levar os pertences do soldado: a carteira com documentos e pouco mais de R$ 16 em dinheiro, o celular e a arma do policial, uma pistola ponto 40. Dois homens chegaram a ser detidos na mesma noite, mas foram soltos por falta de provas.
O jovem estava lotado havia apenas uma semana no 6º Batalhão da PM na Serra, e exercia a função de soldado há menos de um ano. O militar havia encerrado o dia de trabalho e aguardava o coletivo para seguir para casa, em Vitória.
Aos policiais, o suspeito preso nesta quarta-feira disse ainda que já era parceiro de Deiverson Charles Nascimento dos Santos, 22 anos, preso em um terreno baldio em Carapina Grande, na Serra, na noite desta terça. Durante esta tarde, a polícia vai realizar uma coletiva para apresentar a dupla.
Testemunha
Um taxista que ouviu os disparos prestou depoimento e reconheceu o suspeito. “Ouvi os disparos, aí eu me escondi, longo em seguida o rapaz veio correndo e passou onde eu estava. Aí ajudamos a socorrer o soldado e chamamos a viatura. Eu reconheci, é esse aí que está preso mesmo”, afirmou.
De acordo com a polícia, Deiverson Charles foi detido nesta terça-feira no terreno de uma empresa, no bairro Carapina Grande, na Serra. Antes, ele estava na casa de um vizinho, no mesmo bairro, mas percebeu a aproximação da polícia e fugiu, se escondendo no terreno. A arma do crime foi encontrada na casa da mãe dele, que também foi levada para a Delegacia Patrimonial para prestar depoimento.
Policiais que participaram da operação para prendê-lo contaram que ele confessou ter atirado no soldado, mas acusou a participação de outro homem, que chegou a ser preso na noite desta segunda, mas foi solto na manhã desta terça por falta de provas. Para procurá-lo novamente, a polícia montou uma grande operação em Carapina, na Serra.
Daniel Santos Viana, de 20 anos, PM baleado ao sair do trabalho morre em hospital do espírito santo (Foto: Divulgação/ MP-ES)Daniel Santos, de 20 anos, foi baleado ao sair do
trabalho e morre em hospital (Foto: Divulgação/ PM)
Crime
O soldado Daniel Santos Viana havia se formado há poucos meses e morava em Vitória, mas trabalhava na Serra. No momento que foi abordado, estava aguardando um ônibus para ir para casa.
Em entrevista ao Bom Dia ES, na manhã desta terça-feira (25), o secretário de Defesa Social da Serra, Coronel Nylton Rodrigues, lamentou a morte precoce do militar. O jovem de 20 anos seguia a carreira do pai, militar que atuou  por 30 anos na polícia.
"Como dizia o filosofo Cesare Beccaria: o que inibe o crime não é o tamanho da pena, mas sim a certeza da punição. Hoje em nosso estado, em nosso país, não existe a certeza da punição e isso gera um sentimento de impunidade que vem gerando tanta desgraça nas famílias brasileiras", concluiu Rodrigues.
Velório
O corpo do soldado Daniel foi velado, nesta terça-feira (25), no ginásio do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Maruípe, Vitória. Durante toda a tarde, o movimento de militares para se despedir do colega de farda foi intenso. O militar será sepultado por volta das 9h30 desta terça-feira, no cemitério Parque da Paz, em Ponta Fruta, Vila Velha. O corpo deve sair em cortejo do Quartel de Maruípe.
* Com colaboração de Rodrigo Maia, da TV Gazeta
Sargento Arnaldo, sem farda, pai de Daniel dos Santos Viana, morto em tentativa de assalto no espírito santo (Foto: Bernardo Coutinho / A Gazeta)Sargento Arnaldo, sem farda, pai de Daniel dos Santos Viana (Foto: Bernardo Coutinho / A Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário