terça-feira, 11 de novembro de 2014

Pezão diz que galpão onde repórter foi agredido será retomado


Governador disse à CBN que imóvel invadido sofrerá reintegração de posse.
Jornalista do G1 foi pego por criminosos quando fazia reportagem no local.

Do G1 Rio
O galpão onde o repórter do G1 Henrique Soares foi agredido por criminosos — na Avenida Itaoca, em Bonsucesso, um dos principais acessos ao Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio —, sofrerá reintegração de posse, segundo o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão. Em entrevista à rádio CBN nesta terça-feira (11), ele lamentou a violência sofrida pelo jornalista, que fazia uma reportagem sobre falta de moradias no local, no dia anterior.

A fábrica abandonada onde Soares foi feito refém está ocupada por pessoas que não têm onde morar. Ao chegar ao local, um representante da associação de moradores disse que haveria uma operação policial e que não seria um bom dia para conversar. O repórter decidiu ir embora, mas foi abordado por dois homens e levado para dentro do galpão, localizado na Avenida Itaoca, em Bonsucesso, nos arredores do Alemão.

“Ali é uma área pacificada, mas uma área que teve uma ocupação [do galpão] muito desordenada. Ali vai ter uma reintegração de posse, já estava para sair. A violência é muito triste, muito ruim. A gente está em uma transição no comando da Polícia Militar, mas já falei com o secretário Beltrame. E a gente está colocando toda nossa área ali”, disse Pezão à CBN.
Henrique Soares foi capturado por criminosos por volta do meio-dia de segunda-feira (10) e foi solto depois de cerca de 40 minutos, com ferimentos leves na cabeça e nos braços. Ele foi agredido com um pedaço de pau, levou uma coronhada e teve celular e relógio roubados. Os bandidos suspeitavam de que o repórter fosse um policial. Ele foi liberado com a aproximação da polícia e depois que representantes da associação de moradores relataram que ele era de fato um jornalista.
O repórter foi atendido na UPA de Nova Brasília e prestou depoimento à polícia acompanhado de advogados.
No fim da tarde, de acordo com a 45ª Delegacia de Polícia (Complexo do Alemão), o suspeito Robson Corrêa Barreto, de 20 anos, foi preso em flagrante pelos crimes de sequestro e cárcere privado qualificado, lesão corporal grave e furto qualificado. As investigações continuavam em andamento para tentar identificar outros três homens.
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) divulgou nota em que manifesta solidariedade ao repórter e cobra o esclarecimento do caso. "A Abraji considera fundamental que os responsáveis por tal brutalidade sejam rapidamente identificados e punidos de acordo com o que a lei determina. É essencial, ainda, que o governo estadual tenha total transparência na apuração do caso", diz a nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário