quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Oportunidades de negócios em Campos e SJB


Porto do Açu 2014 2A área de Grandes Empreendimentos do Sebrae/RJ (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro), apresentará, durante a Feira do Empreendedor, que acontece de 27 a 30 de novembro no Riocentro, um conjunto de oportunidades de negócio para micro e pequenas empresas em Campos e São João da Barra. A partir do Projeto Encadeamento Produtivo Complexo do Açu foram mapeadas oportunidades de negócios que surgem com o aumento do fluxo de pessoas e investimentos na região.
Segundo Renato Regazzi, gestor do projeto no Sebrae/RJ, quando há a instalação e/ou operação de uma grande obra em um território ou quando há um projeto de encadeamento com as grandes âncoras , naturalmente abrem-se oportunidades para as micro e pequenas empresas. “Elas podem estar na cadeia de suprimentos das grandes empresas ou podem atender outras demandas que surgem na região, como alimentação, hospedagem, lavanderia, transporte, entre outros”, afirmou.
Para o Projeto Encadeamento Produtivo Complexo do Açu, além da possibilidade de fornecimento direto ao projeto, o Sebrae/RJ listou várias outras oportunidades de abertura de negócios. São eles: lavanderia, pousada, restaurante, serralheria, salão de Beleza, posto de combustível, papelaria, panificação, vidraçaria e academia.
“Observamos os projetos e fizemos um mapeamento de oportunidades. É uma forma de instrumentar o empreendedor de conhecimento e, com isso, minimizar os seus riscos. Assim, ele sai ganhando”, afirma Regazzi.
O mapeamento foi feito para projetos em todo o estado. Assim, quem visitar a Feira do Empreendedor e tiver planos de abrir um negócio poderá avaliar, de acordo com seu montante de investimentos e área de interesse, que tipo de empresa é mais promissora em cada região.
Todas as ideias são acompanhadas de documentos que orientam os empresários sobre como abrir negócios e abordam questões como concorrentes, exigências legais, estruturas necessárias, canais de distribuição, processo produtivo, investimento, capital de giro e custos.
Feira do Empreendedor
A Feira do Empreendedor acontecerá entre os dias 27, 28, 29 e 30 de novembro, no Riocentro, na Barra da Tijuca, das 12h às 21h. Serão 144 estandes distribuídos por 21 mil m2 com oportunidades de negócios para potenciais empreendedores e micro e pequenas empresas, além de palestras, oficinas, apresentações de inovações, lojas conceitos e consultoria. São esperadas 30 mil pessoas nos quatro dias de evento.
Entre as novidades da edição deste ano está a Sessão de Negócios, onde qualquer empreendedor poderá, a partir de agendamento, sentar em uma mesa com outros 20 empresários e apresentar sua empresa. Haverá mesas específicas, por exemplo, para quem quiser fornecer para a Rio 2016. Pela primeira vez, a feira trará também o Espaço Comércio Eletrônico, onde empresas já consolidadas neste mercado, como Facebook e UOL, irão auxiliar os empresários na inserção do seu negócio no mundo digital. Também estarão lá desenvolvedores de games para mostrar como podem agregar valor a sites e plataformas. Outra novidade é o Ambiente Inovação, onde inventores apresentarão suas ideias de negócio.
Estão programados 350 palestras e workshops em várias áreas de atuação, distribuídas em 10 auditórios. Até o momento, mais de 8.500 inscrições já foram realizadas no site oficial da feira e cerca de 200 palestras já estão esgotadas. As inscrições continuam abertas no site http://feiradoempreendedor.rj.sebrae.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário