quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Novo flagrante mostra tentativa de roubo no Centro do Rio


RJTV mostra homem sendo atacado na Rua da Assembleia.
Vítima chorou após quase perder medalha de estimação.

Do G1 Rio
No mesmo dia em que o RJTV mostrou uma série de flagrantes de roubos no Centro do Rio, uma equipe do telejornal flagrou, às 16h desta quarta-feira (5), uma tentativa de roubo praticada por um adolescente contra um homem na Rua da Assembleia, no Centro. 

Ainda assustado com a abordagem, a vítima, identificada como José reclamou da falta de policiais na região: “Se tivesse um policiamento aqui, corria atrás [do suspeito]”, lamentou.
Muito abalado, José contou ainda que a medalha que o adolescente tentou levar tem um significado especial: “Essa medalhinha aqui, do anjo da guarda, a minha mãe me deu quando eu tinha 20 anos de idade. Talvez pela fé que eu tenho na minha mãe, até hoje não levaram”, lamentou.
Imagens exibidas pela primeira edição do telejornal desta quarta mostraram que arrastões, muitas vezes praticados por menores, têm levado pânico a pedestres no Centro do Rio. Em uma das cenas um grupo de nove adolescentes cerca uma mulher que chega a um ponto de ônibus na Avenida Rio Branco. Um deles a atacou com uma faca. A vítima tentou se defender, lutou com o criminoso e conseguiu escapar. O rapaz foi embora e esconde a arma embaixo da blusa.
O mesmo grupo sai correndo pela avenida, e não se importa com o trânsito. Minutos depois, os jovens tentam fazer uma nova vítima. O rapaz percebe a ação e, para fugir, se arrisca correndo para o meio da rua.
Quando começa a anoitecer, outro grupo começa a agir e, entre eles, uma criança que aparenta ter pouco mais de 5 anos de idade. Eles são rápidos e, em um segundo, um dos menores arranca o cordão de uma mulher.
A equipe de reportagem acompanhou a ação dos criminosos da região durante três dias seguidos e percebeu a estratégia usada pelos criminosos. Pedestres e comerciantes contaram o horário no qual os casos de violência costumam acontecer: entre 18h e 20h. Em outra ação, um homem que está falando ao celular começa a ser seguido e, no momento que termina a ligação, tem o cordão roubado. As imagens mostram, inclusive, mulheres entre os criminosos.
  •  
Vídeo mostra vítima de arrastão sendo atacada com faca no Rio (Foto: Reprodução/TV Globo)Vídeo mostra vítima de arrastão sendo atacada com faca no Rio (Foto: Reprodução/TV Globo)
O desespero nas ruas do Centro é geral e em vários momentos as imagens mostram pessoas correndo, no meio da rua, com medo dos arrastões. Após assistir a dezenas de assaltos, Patrícia desenvolveu técnicas para evitar se tornar mais uma vítima e deu até um nome: "kit-arrastão". Ela coloca os documentos e dinheiro em uma doleira, que fica escondida no corpo, e coloca alguns documentos em um fundo falso da bolsa.
A jornalista também precisou abrir mão de alguns luxos e vaidades em nome da segurança. Além de não usar mais cordões e pulseiras, a jovem não tem mais smartphone. Segundo testemunhas, os menores se reúnem na Praça Deodoro antes de iniciar os arrastões e voltam para o mesmo local após os roubos.
Pedestres afirmam que a presença da Polícia Militar na região é rara. As cenas mostram que o tamanho do desafio da segurança na região é grande. A PM informou que, a partir desta quarta, será feito reforço da segurança da região com quatro motocicletas, com dois policiais em cada uma delas, circulando pela região para tentar evitar esses roubos.
De janeiro a outubro deste ano, foram mais de 1.200 pessoas detidas no local por roubo, sendo que 400 delas eram menores de idade. De acordo com a Polícia Civil, há inquérito em andamento para investigar quem são os responsáveis pela receptação dos objetos roubados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário