quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Novembro Azul: Médico esclarece sobre tabus e tira dúvidas sobre exame


No Brasil são diagnosticados cerca de 69 mil casos de câncer de próstata por ano
 Ururau

No Brasil são diagnosticados cerca de 69 mil casos de câncer de próstata por ano

Neste mês de novembro comemoramos o Mês Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, o Novembro Azul, e como o assunto ainda gera muitos preconceitos e tabus, a equipe do Site Ururauconversou com o médico urologista Edson Horvat sobre a importância do exame de toque retal e as dúvidas referentes a ele.
Dr. Edson, que já trabalha na área há mais de 40 anos, acompanhou durante sua carreira a diminuição do preconceito com o exame de toque. “A situação já foi bem pior, hoje existe muita informação na mídia sobre o exame, além da ajuda das esposas, que empurram os maridos para o exame”, disse o médico.
Segundo o urologista, por mais que existam outros exames como o ultrasom e o de sangue (PSA), o toque ainda é de grande importância, pois ele localiza o câncer ainda em seus estágios iniciais.
“O câncer de próstata em estágio inicial não possui sintomas e em 90% dos casos é curável, logo, quem deixa de fazer o exame perde a chance de cura dessa fase inicial”, contou o urologista.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) dão conta de que no Brasil são diagnosticados aproximadamente 69 mil casos de câncer de próstata por ano, um número alarmante e que segundo Edson seria bem reduzido se a doença fosse descoberta em seus primeiros estágios, antes do homem sentir algo e resolver ir ao médico.
O médico salienta que os homens devem fazer o exame aos 45 anos, mas os que têm histórico familiar de câncer, são obesos ou levam uma vida sedentária devem procurar um urologista aos 40.
“O câncer de próstata é o segundo com maior incidência entre os homens, só perdendo para o de pele, e mesmo assim há poucas campanhas e políticas de saúde, principalmente se comparado ao câncer de mama nas mulheres”, disse Edson, que ainda acrescentou: “Curiosamente o número de homens com câncer de próstata é maior do que o número de mulheres com câncer de mama, e mesmo assim o de próstata é bem menos comentado, justamente pelo tabu do exame”.
Segundo o médico muitos homens não têm a informação correta sobre o exame, principalmente os pacientes mais idosos, já os mais jovens, que tem entre 40 e 50 anos, são mais bem informados e tem mais noção da importância do exame.
“É comum que meus pacientes se surpreendam pela facilidade e rapidez com que o exame é feito, por isso a informação é importante. Tabus só são vencidos com informação”, relatou Horvat.
O urologista finalizou ressaltando que piadas entre amigos e em programas de televisão sobre o exame não são educativas e servem pra aumentar o preconceito e o medo dos homens.
Publicidade


Fonte: URURAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário