quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Defesa Civil do Rio interdita 8 casas após incêndio; uma delas desaba


Uma das casas interditadas está condenada.
Incêndio estava sob controle às 15h50.

Cristiane Cardoso e Marcelo ElizardoDo G1 Rio
Oito casas foram interditadas - uma delas desmoronou - após o incêndio (Foto: Marcelo Elizardo/G1)Oito casas foram interditadas - uma delas desmoronou - após o incêndio (Foto: Marcelo Elizardo/G1)
O subsecretário de Defesa Civil do Rio, Márcio Mota, informou na tarde desta quinta-feira (20) que oito casas foram interditadas após o incêndio num supermercado atacadista em Madureira, no Subúrbio do Rio. 
O número de casas interditadas inclui uma que desabou e outra que está condenada. As outras seis foram interditadas preventivamente. Ainda de acordo com o subsecretário, às 15h50, o fogo estava controlado, mas ainda não tinha acabado. "O trabalho agora é de rescaldo. O Corpo de Bombeiros trabalhou muito bem. Agora é eliminar estes pequenos focos (de incêndio) que ainda persistem", acrescentou. 
incêndio madureira (Foto: Celso Barbosa/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo)Bombeiros atuam em incêndio em Madureira
(Foto:Celso Barbosa/Brazil
Photo Press/Estadão Conteúdo)
A promotora de eventos Adriana Rosa do Nascimento disse ter visto sua casa, que fica ao lado do supermercado, desabando. Ela e a família estavam dormindo no momento em que o fogo começou. O Corpo de Bombeiros entrou na casa e pediu para todos saírem, por causa do incêndio.
Os moradores que precisaram deixar suas casas deverão ficar em um hotel pago pelo Assaí. Representantes do supermercado também pagaram almoço aos afetados. "Disseram que iam ressarcir todo mundo, a casa de todo mundo", disse Adriana.De acordo com informações da Globonews, moradores vão passar a noite em um hotel.
De acordo com a assessoria do Corpo de Bombeiros, o chamado para a corporação foi feito às 6h54. Bombeiros do quartel do Campinho, que fica praticamente em frente ao mercado, foram acionados para combater as chamas. Grandes rolos de fumaça negra saiam dos fundos do imóvel. Até as 15h30h não havia informações sobre vítimas.
Bombeiros de outros outros quartéis, como Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Guadalupe e Realengo também foram em apoio para o local. De acordo com informações do quartel de Campinho, apor volta das 9h, a situação estava melhor, mas o fogo ainda não estava controlado.
  •  
Preocupada, uma moradora saiu de casa e levou o bichinho de estimação (Foto: Cristiane Cardoso/G1)Preocupada, uma moradora saiu de casa e levou o
bichinho de estimação(Foto: Cristiane Cardoso/G1)
Policiais que estão no local isolaram as casas da rua Alaíde, pois ainda há risco de explosão. Segundo um segurança do estabelecimento, que preferiu não se identificar, o fogo começou depois que o supermercado foi aberto.
"Quando ligou os perecíveis que teve faísca e queimou as partes elétricas", contou o segurança.
Jair, de 94 anos, também foi retirado de casa. Ele contou que fazia o almoço quando foi retirado de casa por volta de 9h50. "Tiraram eu. Vou para onde? Estava fazendo minha comida", questionou ele. De acordo com o idoso, ele não se incomodou com o incêndio porque em sua casa não havia fumaça.
Às 10h os moradores vizinhos ainda estavam sendo mantidos fora de suas casas devido ao risco de explosão no supermercado. Havia muita fumaça e as ruas Alaíde e Domingos Lopes permaneciam interditadas. Por volta das 11h15 os bombeiros informaram ao G1 que havia risco de desabamento do estabelecimento.
Maicon Sérgio, de 36 anos, levantou às 7h30 por causa do incêndio. Ele informou que foi acordado com a sensação de fumaça na garganta. "A parede estava quente. Sou taxista, me chamaram porque meu táxi estava na rua. Estou preocupado com as minhas coisas todas lá dentro. Eu estava dormindo. Sai de casa com barulho do botijão de gás estourando", contou Maicon Sérgio. Preocupada, uma moradora saiu de casa e levou o bichinho de estimação.
Segundo a empresária Augusta Araújo, de 60 anos, este não é o primeiro incêndio no supermercado Assaí neste ano. "O fogo começou onde ficam os papéis higiênicos. Eles ficam em cima e o freezer embaixo", contou.
Combate ao fogo continuou à tarde (Foto: Marcelo Elizardo/G1)Combate ao fogo continuou à tarde
(Foto: Marcelo Elizardo/G1)
Moradores da região ainda reclamam que o funcionamento do mercado frequentemente atrapalhava o trânsito na região. Eles dizem que caminhões de abastecimento fechavam pistas das ruas do entorno. Além de atrapalhar o fluxo de carros, os caminhões faziam barulho a noite.
Parede do supermercado desabou após incêndio (Foto: Cristiane Cardoso/G1)Parede do supermercado desabou após incêndio
(Foto: Cristiane Cardoso/G1)
Empresa divulga nota
Em nota, a assessoria do supermercado informou que a loja estava fechada quando começou o incêndio e que o Corpo de Bombeiros foi acionado imediatamente. Segundo a empresa, o Assaí lamenta o incidente a está solidário a todos que, de forma direta ou indireta, foram afetados pelo ocorrido. A empresa informou já tomou medidas imediatas para minimizar os transtornos e seguirá contribuindo com as investigações para que sejam tomadas as medidas cabíveis.
O coronel Marcondes, chefe de segurança do Grupo Pão de Açúcar, do qual o supermercado Assaí faz parte, declarou que foi incumbido de garantir o patrimônio das famílias que tiveram suas casas atingidas pelo incêndio, além de providenciar alimentos às pessoas já que eles não podem retornar para suas casas para prepararem seus almoços, e alocar as pessoas de forma condizente.
Policiais que estão no local informaram ao G1 que vão isolar as casas da Rua Alaíde, pois ainda há risco de explosão (Foto: Cristiane Cardoso/G1)Policiais que estão no local informaram ao G1 que vão isolar as casas da Rua Alaíde, pois ainda há risco de explosão (Foto: Cristiane Cardoso/G1)
Trânsito na região
Segundo o Centro de Operações da Prefeitura, a Rua Domingos Lopes teve uma faixa ocupada, sentido Praça Seca, próximo do Mergulhão Clara Nunes, devido ao incêndio. O trânsito é desviado pelas ruas Maria José, Capitão Couto Menezes e Estrada Intendente Magalhães. O BRT não teve o funcionamento interrompido.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1.
Faixa da Rua Domingos Lopes, em Madureira, foi interditada (Foto: Reprodução/TV Globo)Faixa da Rua Domingos Lopes, em Madureira, foi interditada (Foto: Reprodução/TV Globo)
Bombeiros do quartel de Campinho foram para o local (Foto: Reprodução/TV Globo)Bombeiros do quartel de Campinho foram para o local (Foto: Reprodução/TV Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário