terça-feira, 18 de novembro de 2014

Black Friday: consumidor deve ficar atento aos preços promocionais


Em 2013, promoções foram alvo de inúmeras reclamações feitas no Procon de Campos
 Divulgação/Ururau

Em 2013, promoções foram alvo de inúmeras reclamações feitas no Procon de Campos

Fim de ano chegando e com ele aumenta a expectativa do comércio para as vendas natalinas e a dos consumidores, que aproveitam o salário extra do 13° para irem às compras. Um dos pontos ápices desse período são as promoções, como o Black Friday, cujos preços dos produtos podem chegar até 70% de desconto. Mas, apesar de ‘tentadoras’, essas promoções foram alvo de inúmeras reclamações feitas na Secretaria de Defesa do Consumidor – Procon/Campos, em 2013.
Segundo a secretária executiva do órgão, Rosângela Tavares, no ano passado, o Procon recebeu várias denúncias de ‘fraude’ e constatou que os descontos, em algumas lojas e departamentos, eram direcionados apenas para um ou dois produtos, ficando o restante do estabelecimento com o preço normal da mercadoria, porém com a promoção anunciada. Este ano o evento acontece no dia 28 de novembro.
“O que houve em 2013 foi uma propaganda enganosa, já que as lojas anunciaram descontos que não existiram. Cabe ao consumidor pesquisar os preços nas empresas ou pela internet e não cair nessas armadilhas”, aconselhou a secretária informando que por enquanto, o órgão está apenas orientando a população. “Caso haja denúncias nós iremos fiscalizar”.
Rosângela aproveitou ainda para fazer um alerta aos consumidores para não abusar na hora das compras. “É preciso ir com cautela na hora de comprar e não gastar o dinheiro todo do 13°, já que janeiro é um período com muitos compromissos como IPTU, material escolar, matrícula, entre outros gastos”, recomendou.
O Black Friday, também conhecido como Dia Mundial dos Descontos, surgiu na década de 60 nos Estados Unidos e é o maior evento do varejo mundial. No Brasil o evento acontece há alguns anos.
Publicidade


Fonte: URURAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário