terça-feira, 25 de novembro de 2014

Baleia morta é encontrada na praia de Farol


leonardo pinto_baleia_morta
Uma baleia da espécie Jubarte foi encontrada morta na tarde de ontem (23), na costa da praia do Farol de São Thomé, em Campos. O mamífero marinho estava na direção do bairro Vila do Sol, próximo do Naútico.
Segundo informações da Defesa Civil, uma operação com tratores e escavadeiras aconteceu nesta manhã (24), para enterrar a baleia. Biólogos do projeto Tamar retiraram amostras do animal, que não apresentava ferimentos e teria menos de 2 anos de idade. Eles acreditam que a baleia da espécie Jubarte tenha chegado morta até a praia.
O material será analisado e deverá indicar as causas da morte do animal. Em 15 dias o resultado fica pronto. Os biólogos fazem análises de contaminantes e de bactérias.
A baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae), também conhecida como baleia-preta, baleia-corcunda, baleia-xibarte, baleia-cantora ou baleia-de-bossa, é um mamífero marinho da ordem dos cetáceos que vive em mares do mundo todo. Os machos da espécie medem de 15 a 16 metros; as fêmeas, de 16 a 17. O peso médio é de aproximadamente 40 toneladas, sendo que o maior exemplar já visto possuía 19 metros.
É uma espécie protegida desde 1967 e, em 2008, as estimativas do número de indivíduos variam dos 30 mil aos 65 mil exemplares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário