sexta-feira, 31 de outubro de 2014

SJB realizará dragagem no Rio Paraíba do Sul no combate a estiagem


Previsão da Prefeitua é de que o trabalho seja concluído em 45 dias
 Divulgação

Previsão da Prefeitua é de que o trabalho seja concluído em 45 dias

O município de São João da Barra prepara as primeiras ações contra a estiagem que atinge o fornecimento de água na região. Na próxima semana será realizada uma dragagem em 400 metros de um canal no Rio Paraíba do Sul.
A medida tem caráter emergencial e visa melhorar a vazão no ponto de captação e reduzir o nível de salinização cada vez mais acentuado na foz do rio.
Por meio de um termo de cooperação, a Prefeitura, governo do estado, Instituto Estadual de Ambiente (Inea) e a empresa LLX Açu Operações Portuárias já iniciaram a dragagem e a previsão é que o trabalho seja concluído em 45 dias.
“Essa intervenção se faz necessária para que o curso volte ao normal. Devido ao assoreamento nesse trecho, o fluxo d’água estava sendo desviado para um braço do Paraíba no sentido Gargaú, comprometendo a captação e permitindo o avanço da língua salina”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra, Marcos Sá.
A situação em que se encontra o Rio Paraíba do Sul, inviabilizando por parte da Cedae a captação e o fornecimento de água na cidade de São João da Barra, levou a Prefeitura a utilizar carros pipa para garantir o abastecimento em unidades de saúde, creches e escolas e demais repartições públicas.
Publicidade


Fonte: REDAÇÃO / ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário