quarta-feira, 15 de outubro de 2014

RJTV entrevista Luiz Fernando Pezão, candidato do PMDB ao governo do RJ


Candidato falou sobre corrupção e falhas da PM, caso Bethlem e saúde.
Marcelo Crivella, do PRB, foi entrevistado na segunda-feira (13).

Do G1 Rio
O candidato do PMDB ao governo do Rio de JaneiroLuiz Fernando Pezão, foi o segundo a ser entrevistado pelo RJTV 2ª edição na série com os candidatos ao cargo no segundo turno das eleições. Nesta terça-feira (14), o atual governador, que tenta a reeleição, respondeu a perguntas sobre sobre corrupção e falhas da PM, falou sobre as denúncias contra o ex-secretário Rodrigo Bethlem (PMDB) e sobre saúde. (Veja o vídeo acima)
A entrevista começou com o tema corrupção. Sobre o ex-comandante do batalhão da PM da Ilha do Governador, preso por corrupção, acusado de vender armas a traficantes e cobrar dinheiro para soltar suspeitos, e que havia sido premiado com um cargo de confiança, Pezão disse que o governo está apurando e cortou na própria carne.
“Isso mostra nosso governo apurando, nossa corregedoria funcioonando atuando e a independência da sec seg. nosso governo cortou na própria carne. Não vamos pactuar nem com o tráfico nem com a milícia e muito menos com erros de policiais. Mas vamos dar direito a esses policiais de se defenderem", disse, falando também sobre o sistema de avaliação do desempenho de policiais miltiares.
Perguntado sobre a autonomia da Secretaria de Segurança, ele disse que as conquistas na segurança pública no estado do Rio foram resultado da “despolitização da secretaria”.

“O deputado, o governador, o vereador não indica mais coronel, comandante de batalhão, delegado. Quem tem autonomia é o secretário Beltrame. Dou autonomia, cobro e fiscalizo”, disse.
Pezão falou ainda sobre recentes casos policiais marcantes do noticiário como o desaparecimento do ajudante de pedreiro Amarildo e o caso da assistente de serviços gerais Cláudia Silva Ferreira, que foi baleada, colocada no porta-malas de um carro policial, de onde caiu e foi arrastada pelo veículo.
“Amarildo foi descoberto graças ao monitoramento das nossas câmeras. Já foram punidos 1.800 policias, a instituição tem 49 mil policiais. A PM tem 208 anos, com uma formação para a guerra, para o combate, mudamos essa formação e estamos investindo para melhorar a formação dos nossos policias. Antigamente, o instrutor da PM não era nem remunerado, hoje temos banco de talentos que paga uma hora aula maior que na UFRJ”, disse.
Pezão disse que ainda não está satisfeito com a saúde do estado.
“Investimos, mas está longe do ideal, temos que investir muito mais. Quero investir na atenção básico na saúde em parcerias com as cidades”, disse.
Sobre os hospitais federais, ele disse não ter ingerência, mas que tem vontade de discutir o funcionamento.
"Procurei falar com o ministro da Saúde, tenho vontade de discutir o funcionamento dos hospitais federais e ligar ao município e ao estado, só a parceira pode melhorar todas as áreas estado", afirmou.
Já em relação ao deputado federal Rodrigo Bethlem, que foi secretário do prefeito Eduardo Paes, afastado do cargo e investigado por suspeitas de um esquema de propina na prefeitura, Pezão disse que foi uma surpresa.

“Nunca soube desses desvios, Paes cortou imediatamente o cargo que ele tinha, sempre prestava bom serviço, era um bom parlamentar”, disse.

Nesta segunda-feira (13), o candidato Marcelo Crivella já havia sido entrevistado pelo RJTV. A ordem das entrevistas foi decidida por sorteio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário