segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Relógios adiantados em 1 hora a partir da madrugada do próximo domingo


Horário de verão ajuda a reduzir o consumo de energia
 Reprodução

Horário de verão ajuda a reduzir o consumo de energia

Começa às 0h do próximo domingo (19), o horário de verão  de 2014. Como em todos os anos, algumas regiões do país atrasam seus relógios por uma hora a partir do mês de outubro para a entrada do verão.
A mudança, para algumas pessoas, pode causar uma demora na adaptação de ter uma hora a mais no dia e uma a menos na noite. De acordo com o geógrafo Carlos Augusto Solto, o horário de verão garante que as pessoas tenham uma hora de sol a mais, que pode ser melhor aproveitada nesta época do ano.
“As principais questões que envolvem a mudança de horário, são, primeiramente, a questão comercial, já que, as pessoas consomem mais produtos fora de casa, por exemplo, quem está na beira-mar, com mais uma hora de sol, fica mais tempo e consome mais produtos de ambulantes e há também o fator da economia de energia, com uma hora a mais de luz do sol, menos energia é consumida”, explicou.
Os comerciantes do Centro da cidade que acordam cedo para abertura dos estabelecimentos, contam que não sentem diferença entre um horário e outro por já serem acostumados a saírem cedo.
“Aqui na padaria a gente já está acostumado a levantar bem cedo, a loja abre às 5h, então não vemos tanta diferença. Como trabalhamos em turnos, 24h por dia, nem percebemos a mudança de horário, tudo é questão de rotina” disse José Geraldo dos Santos, gerente de uma padaria no Centro.
O jornaleiro Washington da Silva, dono de uma das bancas de jornal do Centro, relata que procura fazer algumas coisas diferentes quando o horário muda.
“A vida de jornaleiro é muito corrida, para termos mais disposição para acordar mais cedo eu procuro ir dormir mais cedo também, assim durmo mais tempo e não sinto a mudança. Na questão de adaptação, não vejo grande diferença, não reflete muito na minha rotina, abrimos a banca 5h40, e só fechamos às 21h, com isso nem vemos o tempo passar”, contou.
Em relação à adaptação, o geógrafo completa explicando que idosos e crianças tem maior dificuldade para se acostumarem com o novo horário.
“Crianças e idosos levam cerca de uma semana para se acostumarem com o novo horário. A data que é feita a mudança sempre é em um fim de semana, justamente pra facilitar a adaptação das pessoas, e não trazer desconforto a quem precisa acordar muito cedo”, finaliza Carlos Augusto Solto.
Publicidade


Fonte: LETÍCIA BARROSO

Nenhum comentário:

Postar um comentário