terça-feira, 7 de outubro de 2014

Rede e PSB decidem na quarta sobre 2º turno; coligação anuncia na quinta


Marina Silva discute com seu grupo político; PSB reunirá Executiva.
Partidos que apoiaram candidata derrotada discutem posição no 2º turno.

Tatiana Santiago e Roney DomingosDo G1 São Paulo
O porta-voz da Rede, Walter Feldman, diante do predio onde mora Marina Silva, em São Paulo (Foto: Tatiana Santiago / G1 São Paulo)O porta-voz da Rede, Walter Feldman, diante do predio onde mora Marina Silva, em São Paulo (Foto: Tatiana Santiago / G1 São Paulo)
A candidata derrotada à Presidência Marina Silva (PSB) começa a definir na noite desta terça-feira (7) a posição que adotará na disputa do segundo turno entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), informou o porta-voz nacional da Rede Sustentabilidade, Walter Feldman.
Ele esteve na tarde desta terça-feira (7) no apartamento da candidata, no bairro Vila Nova Conceição, Zona Sul de São Paulo, onde os dois conversaram por cerca de uma hora.
De acordo com Feldman, na noite desta terça, a comissão executiva da Rede Sustentabilidade se reunirá para aprovar  um "indicativo" da decisão, a ser sacramentada em um encontro do diretório do grupo, na quarta-feira (9).
Segundo Feldman, Marina deve seguir o posicionamento da Rede. "A Rede trabalha com consenso", disse. "A Marina quer ouvir a Rede."
A Rede Sustentabilidade é o grupo político de Marina Silva, que se abrigou no PSB para poder concorrer neste ano. Marina não conseguiu obter registro na Justiça Eleitoral a tempo de que a Rede pudesse disputar a eleição como um partido.
Na tarde desta quarta, a Comissão Executiva Nacional do PSB se reunirá em Brasília. Após a reunião, deve ser anunciada oficialmente a posição do partido.
O PSB divulgou nota na noite desta terça informando que iniciou consulta às lideranças do partido, a fim de "assegurar a unidade". "O movimento está alinhado ao esforço empreendido, no mesmo sentido, por Marina Silva de consulta à Rede Sustentabilidade, e de acordo com compromisso assumido com os demais presidentes dos partidos que formam a Coligação Unidos pelo Brasil - PSB, PHS, PRP, PPS, PPL e PSL", diz a nota (leia a íntegra ao final desta reportagem).
No caso da coligação Unidos pelo Brasil (PSB-PPS-PHS-PPL-PRP-PSL), que sustentou a candidatura de Marina, a assessoria divulgou nota informando que na quinta-feira ela e as demais lideranças dos partidos aliados "participarão de encontro para construir um posicionamento comum da coligação" (leia a íntegra ao final desta reportagem).
Na nota, a coligação diz que as eleições "refletiram uma posição de insatisfação com as condições existentes no Brasil expressando sentimentos de mudanças", mas ressalva que "as opiniões individuais de cada partido, dirigentes e lideranças políticas das agremiações neste momento de construção devem ser respeitadas, mas não refletem em nenhuma hipótese a opinião da ex-candidata".
Marina Silva também mantém conversações com líderanças do PSB de Pernambuco, estado de Eduardo Campos, presidenciável do partido morto em acidente aéreo em agosto e a quem Marina substituiu.
Devem se encontrar com a ex-senadora na residência dela, em São Paulo, o prefeito de Recife, Geraldo Junior, o governador eleito de Pernambuco, Paulo Câmara, e o senador eleito Fernando Bezerra Coelho, todos do PSB.
Leia abaixo a íntegra das notas divulgadas pelo PSB e pela coligação de partidos que apoiou Marina Silva:
Nota Oficial do PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO (PSB)
A presidência do Partido Socialista Brasileiro (PSB),  de forma preparatória à reunião já convocada da Comissão Executiva Nacional, está em plena consulta junto às suas lideranças visando à definição partidária em face das forças que disputam o segundo turno da eleição presidencial. Tal esforço busca assegurar a unidade do partido, jamais quebrada.
A decisão ocorrerá no âmbito da comissão Executiva Nacional, marcada para as 14 horas de quarta-feira (8), na sede do PSB, em Brasília.
O movimento está alinhado ao esforço empreendido, no mesmo sentido, por Marina Silva de consulta à Rede Sustentabilidade, e de acordo com compromisso assumido com os demais presidentes dos partidos que formam a Coligação Unidos pelo Brasil - PSB, PHS, PRP, PPS, PPL e PSL.
Na quinta-feira, às 10 horas, na sede do PSB, a pedido de Marina Silva, reunir-se-á o Colégio de Presidentes da Aliança para a tentativa de construção de uma posição unitária e programática.
Brasília 7 de outubro de 2014
Roberto Amaral
Presidente Nacional do Partido Socialista Brasileiro
NOTA DE ESCLARECIMENTO DA EX-CANDIDATA MARINA SILVA EM RELAÇÃO AO SEGUNDO TURNO DA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL
A ex-candidata à Presidência da República pela Coligação Unidos pelo Brasil, Marina Silva, vem a público reafirmar o processo definido pelos partidos que integram a aliança para contribuir para o debate do segundo turno da disputa presidencial:
1.       Os resultados das eleições refletiram uma posição de insatisfação com as condições existentes no Brasil expressando sentimentos de mudanças.
2.     Os partidos da Coligação promoverão até amanhã, dia 8 de outubro, reuniões de suas instâncias deliberativas para definirem os pontos que consideram relevantes para a formulação de posicionamento conjunto das legendas aliadas.
3.      Na quinta-feira, dia 9, Marina Silva e as demais lideranças dos partidos aliados participarão de encontro para construir um posicionamento comum da Coligação sobre a continuidade da disputa pela Presidência da República.
4.       Marina Silva também contribuirá para a construção de uma posição da Rede Sustentabilidade nesse processo de unidade da Coligação.
5.       As opiniões individuais de cada partido, dirigentes e lideranças políticas das agremiações neste momento de construção devem ser respeitadas, mas não refletem em nenhuma hipótese a opinião da ex-candidata.

São Paulo, 7 de outubro de 2014.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA COLIGAÇÃO UNIDOS PELO BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário