quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Projeto Fios de Autoestima recupera a vaidade de mulheres com câncer


Pacientes em tratamento recebem gratuitamente perucas de cabelos naturais
 Geraldo Magelo - Divulgação

Pacientes em tratamento recebem gratuitamente perucas de cabelos naturais

Com
 o slogan “Doe um pedacinho de você, doe cabelo” foi lançada nesta terça-feira (30/09) o projeto Fio de Autoestima que tem por finalidade arrecadar cabelos humanos para confecção de perucas que serão doadas para pessoas em tratamento de doenças crônicas, que fazem quimioterapia e até mesmo com perda dos cabelos em função de queda capilar.
O projeto, idealizado pelos profissionais do ramo de beleza, o especialista em perucas de São Paulo Luiz Crispim e o empresário Hildefonso Souza, morador de Campos, visa resgatar a autoestima de mulheresatravés de doações de perucas para quem não tem condições financeiras para adquirir.
As perucas com cabelo humano já são confeccionadas de forma artesanal por Luiz, que esteve em Campos, durante três dias, para participar da 1ª Expo Beauty 2014, onde além de ministrar palestra falando sobre a importância dos cabelos para esse público, também doou três perucas para mulheres em tratamento de quimioterapia. 
“Sinto-me agradecido pelo profissional Luiz Crispim, ter abraçado essa causa, e principalmente ter aceito a vinda até a cidade de Campos. Plantamos as sementes, agora é só cuidar, e colher frutos de solidariedade”, afirma o Hidelfonso.
Para atender as mulheres e também arrecadar cabelos foi criada a fanpage Fios de Autoestima. “Através da página vamos receber cabelos humanos que serão higienizados por mim e encaminhados para são Paulo, onde as perucas serão confeccionadas e depois retornam para cá para serem doadas. As doações são válidas para mulheres de qualquer lugar do país”, disse o empresário ressaltando que o trabalho de conscientização dos profissionais do ramo é muito importante para o sucesso do projeto.
“Não só vamos receber os cabelos para o processo de confecção da peruca, como também conscientizaremos os cabeleireiros da importância deles para o resgate do sorriso e da beleza feminina”, completou.
O custo de uma peruca de cabelos humanos varia de 2.500,00 à 3.800,00.
SOLIDARIEDADE
Durante a Expo Beauty mulheres que fazem quimioterapia e tiveram perdas dos cabelos experimentaram a sensação de tê-los novamente sem esperar pelo processo de crescimento normal.
“Chegou num momento exato, pois estou na fase de queda dos cabelos e eles fazem muita falta”, disse Maria Laise de Melo Santos, de 43 anos, mais conhecida como Lala Ferreira.
A contadora de histórias que faz parte do Grupo Faz de Conta sempre esteve acostumada a levar a alegria para outras pessoas descobriu o carcinomaem maio deste ano e já passou pela primeira sessão de quimioterapia.
“A quedo dos cabelos é um processo normal dentro deste quadro. Os médicos já tinham me explicado isso e na primeira semana após o descobrimento da doença cheguei a fazer o orçamento de perucas, mas como são caras e nós precisamos priorizar outras coisas como alimentação e medicamentos, já tinha aceitado a ideia de ficar careca, usar lenços e chapéus, mas aí veio esse trabalho lindo que eles fazem e mudou tudo. Fiquei encantada”, disse Lala.
Quem também recebeu uma peruca de cabelos naturais foi Flávia Regina de Oliveira, de 39 anos. Com câncer na mama desde fevereiro deste ano, ela já enfrentou duas sessões de quimioterapia.
“Ao descobrir a doença chorei muito, mas a fé que tenho em Deus tem me ajudado a enfrentar o problema. A perda do cabelo mexe muito com nós mulheres, e por isso acho interessante essa ajuda”, disse Flávia acrescentando que num primeiro momento que colocou a peruca achou estranho, mas depois que a família viu, está se sentindo mais a vontade.
BEM ESTAR TAMBÉM PARA QUEM DOA
A motivação para a doação de cabelos do projeto Fios de Autoestima não visa apenas os profissionais de ramo de beleza, mas também as mulheres que estão em busca pela mudança do visual e optam pelo corte de cabelo. 
"Como trabalho no setor de oncologia sempre nutri vontade de ajudar essas pessoas e um conhecido do projeto Recomeço [que atende a pacientes com câncer de mama] me falou da vinda do Luiz a Campos e aí não tive dúvidas de que queira doar o cabelo. Na hora de ir fazer o corte fiquei um pouco nervosa, mas depois passou. Saber que estou ajudando a devolver o sorrido de alguém é muito, não tem sensação melhor", contou Tiele Franco Fraga de Oliveira, de 29 anos.
"Vale muito apena ver o sorriso, carinho das pessoas. Não tem preço que pague promover alegria para uma pessoa. Quem tiver vontade de ajudar como 
eu
 pode ir, pois é muito bom", concluiu.
Publicidade


Fonte: URURAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário