quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Poluição no RJ é duas vezes acima do tolerado pela OMS, diz instituto


Índice é quase igual à média de poluição em São Paulo.
Estudo apontou mais de 36 mil mortes devido à poluição entre 2006 e 2012.

Do G1 Rio
Uma pesquisa feita pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade apresentada nesta quarta-feira (29), realizada entre 2006 e 2012, mostrou que o índice de poluição do Rio é duas vezes maior do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O índice é quase igual à média de poluição no Estado de São Paulo apresentada no mesmo período.

A metodologia adotada no Brasil, pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que considera aceitáveis os padrões de poluição aos quais o cidadão fluminense está exposto.
O estudo aponta 36.194 mortes e 65.102 internações na rede pública de saúde devido à poluição, sendo 14 mortes por dia em todo estado, representando um gasto público de R$ 82 milhões, entre 2006 e 2012.

As cidades de Duque de Caxias, Itaboraí, Nova Iguaçu, Macuco, Resende e Porto Real figuram entre as mais poluídas nos últimos dois anos do estudo. Já aquelas com maior risco de morte são: Macuco, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Itaboraí, Barra Mansa e a capital, por apresentarem maiores níveis de poluição, maior número de dias poluídos no ano e maiores taxas de mortalidade.

Em 2011, o número de mortes atribuídas à poluição no estado do Rio foi cerca de uma vez e meia maior que os 3044 óbitos por acidentes de trânsito, quase três vezes maior que as mortes por câncer de mama ou decorrentes da AIDS e quase sete vezes maior que falecimentos por câncer de próstata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário