quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Polícia Federal de Macaé deflagra operação 'Marco Zero', em Carapebus


Ação visa a apreensão de diversos processos licitatórios na Prefeitura da cidade
 Ururau

Ação visa a apreensão de diversos processos licitatórios na Prefeitura da cidade

Visando o cumprimento de mandados de busca e apreensão de diversos processos licitatórios ocorridos recentemente com fortes indícios de fraudes na Prefeitura de Carapebus, Norte Fluminense, a Polícia Federal (PF) de Macaé, realizou durante toda manhã desta quinta-feira (23/10) a operação ‘Marco Zero’. A ação também contou com o apoio da Controladoria Geral da União.
Segundo a delegada da PF, Carla Dolinski, a maioria dos processos refere-se à compra de medicamentos em quantidade excessiva, a realização de obras de baixa qualidade superfaturadas e a prestação de serviços sem a devida comprovação, com verbas federais. Ela ainda informou que, a fraude nas licitações é considerada um crime complexo, uma vez que, para a sua realização, é necessária a associação de empresários e agentes políticos desonestos com servidores públicos corruptos.
A investigação corre em segredo de justiça na Vara Federal de Macaé e foi iniciada a partir da constatação de que vários Editais de Licitação teriam sido forjados, não tendo sido nunca veiculados na mídia anulando, desta forma, a competitividade em benefício de diversas empresas.
De acordo com Carla, as investigações se iniciaram a partir das informações recebidas de servidores públicos que tiveram acesso aos processos fraudados.
Outra coisa é que, durante as Operações Ave de Fogo e Vale-Tudo, recentemente deflagradas pela Polícia Federal no município de Conceição de Macabu, as licitações suspeitas também teriam envolvimento com algumas empresas e pessoas já investigadas nessas ações.
No total, cinco equipes e cerca de 20 policiais federais estiveram envolvidos na ação. O material apreendido será analisado pelo grupo de combate ao desvio de recursos públicos e o que for selecionado será considerado elemento de prova contra os participantes nas fraudes.
* G1 Norte Fluminense
Publicidade


FLUMINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário