sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Número de vítimas de acidentes com moto aumenta cerca de 10% em Campos


De acordo com o HFM, quantidade de acidentados com carros diminuiu em relação à 2013
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De acordo com o HFM, quantidade de acidentados com carros diminuiu em relação à 2013

Falta de sinalização, imprudência, falta de planejamento urbano e o aumento constante de veículos em circulação são alguns dos fatores que acarretam os acidentes de trânsito que acontecem diariamente no município de Campos.
Segundo informações da Assessoria de Imprensa do Hospital Ferreira Machado (HFM), instituição que recebe as vítimas emergenciais de acidentes, até setembro do ano passado foram contabilizados 2468 entradas por acidentes de motocicleta, já este ano, foram 2758, um aumento de cerca de 10%. O número de vítimas por acidentes de carro, entretanto, diminuiu cerca de 7% em relação ao ano de 2013.
As condições das vias contribuem para que os acidentes aconteçam, porém, de acordo com o especialista em trânsito, João Carlos Campanelli, a maior parte ocorre por falha dos próprios motoristas e motociclistas.
“Cerca de 95% dos acidentes são por falha humana. Os motociclistas por exemplo, a maioria não anda na pista de rolamento, circula no acostamento ou entre os carros. Outro fator é que eles muitas vezes não usam o equipamento adequado, capacete, calça comprida e tênis, pilotam dechinelo por exemplo. Em relação à circulação, é visto que há muita ultrapassagem pela direita o que dificulta o campo de visão do motorista, que não vê a aproximação da moto” explica.
Já entre os motoristas, há falta de respeito à sinalização como sinais de trânsito, faixas e placas acarretam os acidentes.
“Sem dúvidas não há planejamento urbano para a quantidade de veículos existentes em Campos atualmente, como também existem vias mal sinalizadas,passagens indevidas e falta de infraestrutura, mas há a parte de erro dos motoristas. Em vias que existem sinais, placas e faixas, não existe respeito. Além disso, o furo de sinais vermelhos e a imprudência em geral, como o não uso docinto de segurança e a alta velocidade causam muitos acidentes” disse.
O especialista em trânsito informa ainda que no centro da cidade, no perímetro urbano, a quantidade de vias não acompanhou o crescimento do número de veículos e motos em circulação.
“Em perímetros urbanos existe uma disputa de espaço, onde todos querem passar, mas não têm por onde. Por isso, vemos mais acidentes nos centros do que nas rodovias, onde o fluxo é livre. Nas estradas, a maioria das vezes a fluidez do trânsito é maior, por isso menos acidentes, não há tantos carros ocupando o mesmo lugar” completou. 
 Entre as soluções para o crescimento constante dos acidentes de moto e para a diminuição dos acidentes de veículos automobilísticos, está a maior fiscalização para veículos irregulares e para motoristas e motociclistas sem habilitação.
“O incentivo a produção de veículos aliada à falta de planejamento urbano ajuda a aumentar o número de acidentes, no entanto, algumas medidas podem ser tomadas para que haja a diminuição. Se a fiscalização fosse aumentada, coibiria os motoristas e motociclistas a cometerem infrações, uma boa solução seria intensificar o número de guardas de trânsito” finalizou João Carlos Campanelli, especialista em trânsito.


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Fonte: URURAU

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