terça-feira, 21 de outubro de 2014

MPF de Campos lançará campanha em defesa dos rios brasileiros


Haverá exposição de fotos sobre o Rio Paraíba do Sul, em diversos períodos
 Carlos Grevi / Marcelo Esqueff

Haverá exposição de fotos sobre o Rio Paraíba do Sul, em diversos períodos

O Ministério Público Federal(MPF) de× Campos há muito tempo se preocupa com a situação dos rios, aquíferos e lençóis freáticos no× Brasil, mas, a seca histórica que castiga o Rio Paraíba do× Sulcom consequências sobre importantes reservatórios emSão Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais acendeu um alerta vermelho em toda a sociedade brasileira com relação aos recursos hídricos.
Ciente desse momento, o MPF, que já havia expedido recomendações e proposto duas ações civis públicas no RJ e outra em SP, lança no próximo dia 29/10, às 09h, em Campos, a campanha nacional “No Fluxo da Vida, Cada Gota Conta”.
O lançamento, que terá a presença de mais de cem alunos entre seis e 12 anos de idade, pais, professores e representantes da sociedade civil e poder público, ocorrerá na Escola Municipal Pequeno Jornaleiro, localizado na Rua Antonio Ribeiro Moço, 11, Centro.
Haverá, na ocasião, exposição de fotos sobre o Rio Paraíba do× Sul, em diversos períodos de sua história, mostrando a gravidade da situação atual, inclusive quando comparada com outros períodos de seca. Além disto, os mais de cem alunos terão uma aula especial sobre a importância da recuperação e preservação dos rios.
Na oportunidade, será lançado um concurso de redação que premiará com certificados expedidos pelo MPF os alunos que melhor discorrerem sobre a importância de preservação dos rios. Ainda no mesmo dia, um grupo de crianças, devidamente acompanhadas e monitoradas pelos agentes de trânsito locais, distribuirá panfletos sobre a campanha aos motoristas.
O MPF está agendando o lançamento da× Campanha em escolas nas capitais de São Paulo e Rio de janeiro, sem prejuízo de, na medida do possível, lançar em outros municípios.
O objetivo da Campanha é multiplicar-se física e virtualmente atingindo, ao longo do tempo, todos os municípios brasileiros, bem como promover, junto à população brasileira, uma mudança no modo de ver e tratar os recursos hídricos, já que impera a crença de que estes são abundantes e de todo o modo, renováveis. Com isto, espera-se contribuir com o uso comedido da água, evitando-se escassez, conflitos e racionamentos, implementando uma gestão eficiente do meio ambiente no concernente à água doce.
A Campanha constará de várias ações e medidas que serão tomadas e implementadas, gradativamente. De início, o MPF, no dia do lançamento da×Campanha, expedirá recomendações ao× Ministério da Educação e Cultura, às×Estaduais de Educação, visando colocar em discussão a necessidade imediata de inserção, em nível curricular, no× Fundamental até o Ensino Médio de disciplina que promova a educação ambiental, com ênfase nos problemas relativos aos rios e demais mananciais de água doce. A pesquisa inicial realizada pelo MPF mostrou que ao contrário do que determina a Constituição Federal, a educação ambiental ainda não foi generalizada nas escolas brasileiras.
O MPF tomou as providências iniciais com o fim de produzir e veicular, o mais amplamente possível, um vídeo inerente à Campanha "No Fluxo da Vida, Cada Gota Conta". O MPF manterá a população informada de cada um dos passos da Campanha à medida que forem implementados.
“Os jovens e adultos brasileiros, de um modo geral, possuem a cerca da água a crença enraizada de que esta é abundante e renovável, uma vez que o chamado ciclo da água (sol, evaporação, condensação e chuva) acaba por resolver quaisquer secas e que assim, todas as crises são momentâneas e não deixam sequelas. Foi assim que aprenderam. Esta crença, contudo, já não se sustenta, seja pelo volume de estudos produzidos nos EUA e na× Europa sobre a assim chamada justiça da água, seja pela situação catastrófica de 2 bilhões de pessoas que não têm acesso à água limpa, principalmente em regiões da África, Ásia e América do Sul", disse procurador da× Santos de Oliveira, idealizador da campanha.

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Fonte: REDAÇÃO / ASCOM

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