quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Incêndio destrói seis hectares de canavial em localidade de Quissamã


Suspeita é de que a ação tenha origem criminosa
 Divulgação

Suspeita é de que a ação tenha origem criminosa

Um incêndio nas proximidades da localidade de São Domingos, em Quissamã, destruiu cerca de 6 hectares de canavial e parte da mata de São Miguel. A hipótese é de que a ação tenha origem criminosa, pois o fogo teria iniciado na cana e adentrou a mata. O incêndio foi controlado por uma ação conjunta da Guarda Ambiental, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SEMAP).
Nos 2 hectares da mata atingidos foram feitas barreiras 
com
 utilização de água para conter o fogo. A área que pertence à Fazenda São Miguel, possui espécies de fauna e flora da mata atlântica como aves, gaviões, répteis e macacos bugios. Uma fêmea dessa espécie foi encontrada morta em consequência do ocorrido. Muitas das árvores queimadas são nativas como: angico (popularmente conhecido como monjolo) e outras que são ainda, madeira de lei: cedro, canela, sucupira, pérola de campos, angelim, Gonçalves Alves, cerejeira, jacarandá, jequitibá, sapucaia, imbirema, inhaíba e roxinho.
De acordo com o biólogo da SEMAP, Luiz Antônio Fernandes, a área atingida é uma formação da mata atlântica rara no Estado do Rio, uma vez que só existe em região de baixada (tabuleiro), que atualmente restam poucos fragmentos, devido a ocupação por plantio de cana-de-açúcar desde meados do século XVII.
O Tenente Bombeiro Amaro Garcias, que atuou na ação, explicou que outro fator foi preponderante para que não houvessem maiores proporções. “Apesar de termos nos empenhado muito para controlar as chamas e evitar maiores danos ao meio ambiente, dois fatores naturais nos ajudaram, o vento fraco e o sereno da noite, pois isso minimizou a proliferação do fogo. Foi muita sorte”, relatou.
O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Jorge da Penha, acompanhou os trabalhos no local e declarou que a fiscalização já foi intensificada. “Qualquer foco de incêndio pode se transformar numa catástrofe, especialmente nesse período de seca. Esse ecossistema, por exemplo, vai demorar anos para se regenerar. Em ação conjunta, a secretaria (SEMAP), a Defesa Civil e a Guarda Ambiental ampliaram a fiscalização, e quem for pego praticando atos criminosos contra o meio ambiente sofrerá as penalidades previstas na legislação”, concluiu.
Publicidade

Fonte: ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário