quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Ibope, votos válidos: Pezão tem 55%, e Crivella, 45% no RJ


Margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Segundo o instituto, indecisos somam 5%.

Do G1 no Rio
Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (23) aponta os seguintes percentuais de intenção de votos válidos na corrida para o governo do Rio de Janeiro:

Luiz Fernando Pezão (PMDB) - 55%
Marcelo Crivella (PRB) - 45%
Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo.
No levantamento anterior do instituto, divulgado na segunda-feira (20), Pezão tinha 56% e Crivella, 44%.
Votos totais
Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:
Luiz Fernando Pezão (PMDB) - 46%
Marcelo Crivella (PRB) - 37%
Branco/nulo – 12%
Indecisos – 5%
Ibope fez a pesquisa entre os dias 20 e 22 de outubro. O instituto ouviu 2002 eleitores. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número RJ-00076/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR 01164/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário