quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Consumo de álcool associado à direção reduz 45% após lei seca


Queda mostra mudança nos hábitos e na cultura da população
 Reprodução/Ururau

Queda mostra mudança nos hábitos e na cultura da população

O índice de adultos que dirigem após o consumo abusivo de álcool foi reduzido* em 45% em sete anos, em todo o país. O índice passou de 2% em 2007, para 1,1% em 2013. A redução mostra uma mudança significativa nos hábitos da população após a aprovação das duas edições da lei seca (2008-2012), tornando mais rígida a proibição do consumo de álcool associado à direção. De acordo com o estudo, houve uma queda de 47% no consumo de bebidas alcoólicas entre os homens associado à direção.
Os dados são da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) do Ministério da Saúde, que entrevistou 52,9 mil pessoas maiores de 18 anos durante o ano de 2013.
Em Campos, segundo informou o chefe da 8ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na cidade, André Martins, a lei seca tem contribuído e muito para redução de acidentes e outras ocorrências envolvendo álcool e direção. Além disso, a fiscalização nas rodovias federais vem se intensificando cada vez mais.
“Quando a lei seca começou no Rio, houve uma mudança, primeiramente pelo medo de ser pego embriagado e posteriormente cultural. Hoje, as pessoas tem uma nova educação a respeito de álcool e direção, e isso vale para o interior também, já que a política é uma só para todo o país”, informou o policial.
André ainda comentou que acidentes provocados por embriaguez ao volante já foram bastante expressivo no Brasil. Atualmente esse número é baixo. “Hoje em dia a maior causa de acidentes fatais ou não, são as imprudências, sejam por ultrapassagem em local perigoso ou excesso de velocidade”, pontuou.
LEI SECA - Para inibir o consumo de bebidas alcoólicas antes de dirigir, em dezembro de 2012, o Governo Federal sancionou e tornou mais rígida a Lei 12.760, conhecida como Lei Seca. A medida autoriza o uso de testemunhos, exame clínico, imagens e vídeos como meios de provas para confirmar a embriaguez de motoristas. Quem for pego dirigindo sob influência de álcool ou outra substância psicoativa terá a carteira de habilitação recolhida e o veículo retido. O motorista está sujeito à multa, no valor de R$ 1.915,40, e à suspensão do direito de dirigir por 12 meses. O valor da multa dobrará em caso de reincidência.
Publicidade


Fonte: URURAU/AGÊNCIA SAÚDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário