quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Caso de Ebola no Porto de Vitória é descartado pelo Ministério da Saúde


Suspeita surgiu após homem que vinha da África passar mal em navio. 
Embarcação fez parada emergencial no porto para que ele fosse atendido.

Do G1 ES
Ministério da Saúde descartou a possibilidade de um paciente atendido no Porto de Vitória, na madrugada desta quinta-feira (2), estar infectado 
com
 o vírus Ebola. A suspeita surgiu depois que o homem, de 47 anos, passou mal em um navio vindo de Cabo Verde, na África Ocidental. Segundo Ministério da Saúde, ele apresentava quadro diarreico há cinco dias, sem relato de febre e com dores abdominais. Na ocasião, a embarcação fez uma parada emergencial no porto da Capital do Espírito Santo para que o homem fosse atendido.
O paciente desembarcou às 4h da madrugada e foi atendido pela equipe da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no porto de Vitória. De imediato, e com bases nos sintomas, foi descartada a possibilidade de contaminação pelo vírus Ebola. Ele foi encaminhado a uma unidade hospitalar, onde foram feitos todos os exames necessários, e encontra-se hidratado, medicado e fora da crise.
Toda a operação foi acompanhada pelo Ministério da Defesa e a situação do paciente, monitorada pela equipe de vigilância epidemiológica do estado. O Ministério da Saúde participou da ação por meio do Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde.
Ainda segundo Ministério, Cabo Verde não apresenta casos registrados de Ebola. No Brasil, até o momento, não há caso suspeito ou confirmado de Ebola e o risco de transmissão para o país é considerado baixo. O Ministério recebe, diariamente, informações da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a situação de circulação de vírus no mundo, inclusive o Ebola, além de quaisquer outras situações que possam se caracterizar como emergência de saúde pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário