sábado, 11 de outubro de 2014

Aécio divulga carta com 'inspiração' nas condições de Marina Silva


Candidato do PSDB apresentou propostas em pronunciamento no Recife.
Texto promete adoção de política ambiental sustentável e ensino integral.

Katherine Coutinho e Luna MarkmanDo G1 PE
Aécio Neves, filhos de Eduardo Campos, Beto Albuquerque, Pernambuco, Recife (Foto: André Dusek/Estadão Conteúdo)Ao lado dos filhos de Eduardo Campos, Aécio Neves leu, no Recife, carta de compromissos para a área social (Foto: André Dusek/Estadão Conteúdo)
O candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, apresentou neste sábado (11), durante agenda eleitoral no Recife, uma carta com compromissos para a área social inspirados nas reivindicações da ex-senadora Marina Silva para apoiá-lo no segundo turno. Entre as promessas do tucano, está, caso seja eleito, a adoção de uma política ambiental sustentável, a priorização do ensino integral no país e a criação de um fundo para tentar solucionar os conflitos entre índios e produtores rurais, além do compromisso de que irá trabalhar para que o Congresso Nacional aprove o fim da reeleição para cargos executivos.
Em meio à divulgação da carta, apesar de destacar o suposto "legado" de Eduardo Campos e Marina Silva na renovação da política brasileira e na defesa do desenvolvimento sustentável, Aécio não afirmou que os compromissos que ele estava apresentando seriam uma resposta às reivindicações da candidata do PSB, que saiu derrotada da corrida presidencial.
No entanto, ele ressaltou que parte das propostas foi inspirada nas sugestões divulgadas pela Rede Sustentabilidade, o grupo político de Marina. A maioria dos pontos listados no tratado do tucano coincide com as condições de Marina para declarar seu voto no candidato do PSDB no segundo turno.
Entre os compromissos que a ex-senadora disse considerar “fundamentais” que sejam adotados pelo tucano está a reforma agrária, a manutenção dos direitos dos trabalhadores, as demarcações de terras indígenas e de unidades de conservação, a adoção de uma política “progressista” em relação ao clima, escola em tempo integral, passe livre para estudantes e revisão do fator previdenciário.
"Que as contribuições que eu recebo e projetos, em especial os do PSB, possam passar a caminhar conosco a partir de agora como se nossos compromissos fossem. Passo nesse instante a ler o documento que busca inspiração inclusive em propostas discutidas e divulgadas pela Rede, da candidata Marina", disse Aécio durante encontro em um hotel de Recife com lideranças de movimentos sociais e políticos da Frente Popular, que apoiou o governador eleito de Pernambuco Paulo Câmara (PSB), indicado por Campos.
Segundo o Blog do Camarotti, integrantes da Rede Sustentabilidade mais próximos a ex-senadora Marina Silva avaliam que o posicionamento de Aécio na capital pernambucana abre espaço para a candidata do PSB à Presidência anunciar já neste domingo (12) seu apoio ao presidenciável tucano.
Ainda de acordo com o Blog, antes de fazer o pronunciamento deste sábado, o candidato do PSDB encaminhou os pontos de seus compromissos a integrantes da Rede, que aprovaram os termos programáticos do tucano para a área social. Ao final do evento deste sábado na capital de Pernambuco, o deputado federal Beto Albuquerque (RS), que concorreu a vice na chapa de Marina, afirmou que o documento divulgado por Aécio contempla as reivindicações apresentadas pela ex-senadora.
"Esse documento responde as contribuições que o PSB, a Rede, eu, Marina e todos nós encaminhamos", enfatizou.
Membros do grupo político de Marina, informou o Blog do Camarotti, compararam os compromissos sociais de Aécio à Carta ao Povo Brasileiro, apresentada pelo ex-presidente Lula, na campanha eleitoral de 2002, na qual ele afirmou que iria garantir a ortodoxia na condução da política econômica.
Encontro com a viúva de Campos
Após divulgar a carta compromisso, Aécio Neves se reuniu com Renata Campos, viúva do ex-governador pernambucano Eduardo Campos, que morreu em um acidente aéreo em agosto. No encontro, que tem peso simbólico para o presidenciável do PSDB, ele almoçou com a família de Campos e líderes do PSB e do PSDB de Pernambuco. O irmão de Campos, Antônio, já havia manifestado apoio à candidatura de Aécio em uma rede social.
Ao entrar na residência dos Campos, o tucano falou rapidamente com a imprensa, ao lado de Renata, e disse honrar o "legado" do adversário do PSB. "É, mais uma vez, um privilégio estar na casa de Eduardo Campos, honrando o legado dele".
Aécio Neves se reúne no Recife com a família de Eduardo Campos (Foto: Luna Markman)Candidato do PSDB posou para fotos ao lado de
sua filha, Gabriela, e dos familiares de Campos.
(Foto: Luna Markman)
Minutos depois, ele voltou à porta da residência com sua filha, Gabriela, acompanhado por Renata e três dos cinco filhos dela com Campos. Aécio disse mais uma vez que iria levar adiante, se for eleito, "os sonhos e ideais" que marcaram a trajetória do ex-governador. Renata, entretanto, não falou com a imprensa.
Mais cedo, em um encontro de Aécio com lideranças dos 21 partidos que integram a Frente Popular de Pernambuco, coube a João – um dos filhos de Campos –, ler uma carta em nome da família anunciando apoio ao candidato do PSDB.
"Hoje, nós temos duas possibilidades: continuar como estamos ou trilhar caminho de mudanças. O goveno que aí está tornou-se incapaz de realizar as mudanças. É preciso reconhecer o avanço que tivemos, mas é fundamental organizar e arejar a casa. Aécio, acredito na sua capacidade de diálogo e gestão", discursou João.
O tucano vai encerrar sua agenda em Pernambuco com uma carreata e um comício no município de Sirinhaém, na zona da mata pernambucana. Lá, Marina obteve seu maior percentual de votos no país: 74,19% (14.940 mil). A ex-senadora também foi a mais votada em Pernambuco (48,05%), enquanto a candidata do PT Dilma obteve 44,22% e Aécio, 5,92%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário