terça-feira, 7 de outubro de 2014

Adolescente interno do Degase morre no HFM com suspeita de meningite


Vítima estaria com a doença em avançado estado quando chegou ao HFM
 Ururau

Vítima estaria com a doença em avançado estado quando chegou ao HFM

Um adolescente, de 17 anos, interno do Departamento Geral de Ações Socioeducativo (Novo Degase) Professora Marlene Henrique Alves, localizado em Itereré, morreu na madrugada desta terça-feira (07/10) com suspeita de meningite. O interno foi encaminhado para o Hospital Ferreira Machado (HFM), mas não resistiu.
Segundo informações da Assessoria do Degase, a vítima quer por questões legais do Departamento não teve o nome divulgado, teria passado mal na unidade e recebido os primeiros atendimentos da equipe médica de saúde no local.
Logo após os primeiros socorros a vítima foi encaminhada ao HFM, mas a doença teria evoluído rapidamente provocando a morte do adolescente. A doença foi diagnosticada na unidade do Hospital Ferreira Machado.
Ainda de acordo com a assessoria do Degase, a unidade juntamente com a Secretaria de Saúde providenciará a vacinação para os demais internos e funcionários.
A Direção de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou que realizou nesta terça-feira (07/10), bloqueio epidemiológico contra meningite no Centro de Socioeducação Professora Marlene Henrique Alves (Degase), em Campos.
Ao todo, 130 pessoas, entre funcionários e internos, que tiveram contato com o adolescente da unidade, acometido pela bactéria meningococo, foram contempladas com a ação de quimioprofilaxia.
Por determinação do vice-prefeito e secretário de saúde, Doutor Chicão, o infectologista e diretor da Vigilância Epidemiológica, Charbell Kury, esteve no local e ministrou palestra para os funcionários do órgão. Ele orientou e tirou dúvidas dos profissionais. O menor, oriundo de Conceição de Macau, apresentou um quadro de meningite meningocócica com meningococcemia, com sintomas de hipotensão, choque, perda de consciência e aparecimento de manchas pelo corpo.
“Os resultados dos exames feitos no Hospital Ferreira Machado (HFM) demonstraram a presença de meningococo, uma bactéria contagiosa, em um ambiente fechado de confinamento. Por isso, fizemos o bloqueio por meio de antibióticos nos internos e funcionários. Mesmo assim, enviamos as amostras do material coletado para o Lacen/RJ (Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro Noel Nutels) para fazer a contraprova”, explicou Charbell.
Este é o 34º caso de meningite registrado em Campos em 2014, e o 7º pelo meningococo. “Ainda assim, descartamos veementemente a ocorrência de surto na nossa cidade. A Secretaria de Saúde vai continuar monitorando o Degase”, afirmou o infectologista.
Segundo a assessoria do Hospital Ferreira Machado, o adolescente chegou a unidade desacordado e foi medicado. Logo depois seu quadro clínico piorou e mesmo com cuidados intensivos, a vítima morreu 21h após dar entrada no hospital.
O hospital realizou a profilaxia com antibióticos nas pessoas tecnicamente indicadas e notificou a Secretaria de Saúde.
Publicidade


Fonte: URURAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário