quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Suspeita de meningite deixa moradores de Macaé em pânico


Michelle Gomes
Foto: Divulgação
Pais de alunos da Escola Municipal Zelita Rocha no Parque Aeroporto, em Macaé, entraram em pânico depois que uma criança estudante da escola foi internada na última semana no Hospital Público de Macaé (HPM). Eles acreditavam que ela poderia estar com meningite, por conta do surto da doença no município. Nesta segunda-feira (8) eles chegaram a iniciar uma manifestação em frente a escola, mas foram recebidos e informados que a criança não estaria com a doença.

Nos últimos meses 13 casos de meningite foram registrados no município, sendo um com óbito. Outra cidade que também viveu dias de pânico foi Rio das Ostras, mesmo registrando apenas dois casos, um com óbito. O município teve que fazer diversas reuniões com os pais de alunos que temiam maior número de casos.

De acordo com um pai de aluno, que procurou a equipe da Folha e preferiu não se identificar, a revolta começou devida a falta de informação. Ele explicou que ninguém da escola quis informar o que a criança teve. E nem fizeram nenhuma modificação na rotina dos alunos.

– Tenho dois filhos na escola e apenas um pode tomar a vacina, o outro passou da idade. Não tenho como comprar pra ele. A minha vontade é deixá-los em casa, mas estamos nos programas do governo, tenho Bolsa Família, e se fizermos isso, perdemos–, lembrou o pai desesperado com a suspeita e a falta de informação.

Por nota, a secretaria de Saúde de Macaé informou que um aluno da unidade de ensino foi internado no HPM com gastroenterite e deve ter alta ainda nesta terça-feira (9). Ainda de acordo com a secretaria de Saúde, não há nenhum caso de meningite na escola.

De acordo com dados do Programa Municipal de Imunização, da Secretaria de Saúde, até a última terça-feira (02), já haviam sido vacinadas contra a meningite sorogrupo C 13.054 crianças da faixa etária até nove anos, 11 meses e 29 dias. Equipes da Saúde já visitaram 70 escolas públicas e 14 escolas particulares. Outras 15 unidades de ensino estão agendadas para a próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário