terça-feira, 9 de setembro de 2014

SFI ultrapassa meta estipulada pelo MEC e alcança nota 4.9 no IDEB

Secretaria aponta formação continuada dos professores como reflexo na boa nota

 Divulgação

Secretaria aponta formação continuada dos professores como reflexo na boa nota

Desde que foi emancipado, pela primeira vez o município de São Francisco de Itabapoana superou a meta 4.7, proposta pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que tem o objetivo de avaliar a qualidade da educação nas escolas federais, estaduais e municipais.
De acordo com a avaliação do IDEB, realizada em 2013, o primeiro segmento do ensino fundamental alcançou a nota 4.9, que coloca o município na 46ª posição no ranking das 92 cidades do Estado do Rio de Janeiro.
A secretária de Educação e Cultura, Kátia Regina, explicou a que se deve o bom desempenho do município do IDEB.
“O resultado positivo no IDEB é decorrente dos esforços permanentes de um trabalho coletivo de todos os profissionais da nossa rede municipal de educação, que tem se capacitado continuamente, resultando em bons projetos políticos pedagógicos, para que o processo de ensino/aprendizagem ocorra sempre de forma exitosa, mesmo diante dos constantes desafios a serem enfrentados dia a dia”, destacou.
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA
Todos os diretores e professores da Educação, que atuam em São Francisco de Itabapoana, vêm participando, ao longo da gestão atual, do curso de capacitação profissional do programa municípios eficientes do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (PRODERJ), em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (SMEC) do município.
O coordenador de sistema operacional da SMEC, Lucas Gabriel, explicou a importância do curso para facilitar os serviços nas unidades de educação.
“A SMEC mais uma vez reuniu professores, auxiliares de secretaria e diretores para receber a formação continuada, e, assim, aperfeiçoar a qualidade da educação no município. Vale destacar, que, ainda neste ano terá outras etapas dos módulos Biblioteca, Alimentação Escola, Transporte Escolar, Portal do aluno e Matricula Fácil”, contou.
A secretária de educação chamou a atenção que, além do PRODERJ, a SMEC tem oferecido outras possibilidades de formação continuada, como reuniões para discutir o melhoramento das práticas pedagógicas dos docentes, jornada pedagógica, dentre outras ações.
“O nosso objetivo ininterrupto é oferecer educação de qualidade e, conseqüentemente, superar sempre a meta sugerida pelo IDEB. Haja vista que, no segundo segmento a nota 3.4, quando a meta foi de 4.4. Diante desse resultado, vamos nos esforçar ainda mais para superá-lo nas próximas avaliações”, concluiu a secretária.
Avaliando os resultados do IDEB em outras gestões, percebe-se que o município de São Francisco de Itabapoana tem avançado no âmbito da Educação. Em 2007 obteve 3.2, cuja meta era 3.7. Em 2009, 3.6 e a meta era de 4.0. No ano de 2011, a nota foi 4.3, quando a meta era 4.4. Saiba mais sobre o IDEB aqui.
Publicidade


Fonte: URURAU / ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário