terça-feira, 2 de setembro de 2014

No RJ, Garotinho tem 27%, Pezão, 19%, e Crivella, 17%, diz Ibope


Instituto entrevistou 1.610 eleitores de 30 de agosto a 1o de setembro .
A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Do G1 Rio
Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (2) mostra Anthony Garotinho (PR) com 27% das intenções de voto na corrida para governador do Estado do Rio. Luiz Fernando Pezão (PMDB), candidato à reeleição, aparece com 19% e o senador Marcelo Crivella, do PRB, com 17%. Lindberg Farias, candidato do PT, tem 11% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 14%, enquanto 8% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada (em que a relação dos candidatos é apresentada ao entrevistado):
Anthony Garotinho (PR) – 27%
Luiz Fernando Pezão (PMDB) – 19%
Marcelo Crivella (PRB) - 17%
Lindberg Farias (PT) – 11%
Tarcísio Motta (PSOL) – 3%
Dayse Oliveira (PSTU) – 1%
Ney Nunes (PCB)  - 0%
Brancos e nulos –  14%
Não sabem ou não responderam -  8%
A pesquisa foi realizada entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro. Foram entrevistados 1.610 eleitores do estado do Rio de Janeiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levada em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.
A seguir, confira os números do Ibope com intenção de voto para o governo do Rio na pesquisa espontânea (em que não é apresentada a relação dos candidatos ao entrevistado):
Anthony Garotinho (PR) – 18%
Luiz Fernando Pezão (PMDB) – 13%
Marcelo Crivella (PRB) - 10%
Lindberg Farias (PT) – 7%
Tarcísio Motta (PSOL) – 1%
Outros - 1%
Brancos e nulos –  19%
Não sabem ou não responderam -  30%
Segundo turno
A pesquisa também simulou um segundo turno entre Garotinho e Crivella. Nesse cenário, ambos teriam 34% das intenções de voto. Do total de entrevistados, 25% votariam em branco ou anulariam o voto, enquanto 7% não souberam responder ou não responderam.
No cenário de um segundo turno entre Garotinho e Luiz Fernando Pezão, ambos candidatos teriam 35% das intenções de voto. Votos em branco ou nulos seriam 23% e 6% dos entrevistados não responderam ou não souberam responder.
O segundo turno entre Garotinho e Lindberg Farias tem este cenário: Garotinho tem 37% e Lindberg, 31%. Brancos ou nulos somam 25% e não souberam ou não responderam, 7%.
Rejeição
O Ibope também pesquisou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Quem tem a maior rejeição é o candidato Anthony Garotinho, com 34%. Luiz Fernando Pezão vem em segundo lugar com 16% de rejeição, seguido por Lindberg Farias com 13% e Marcelo Crivella com 12%. Ney Nunes aparece com 9%, enquanto Tarcísio Motta tem rejeição de 7% e Dayse Oliveira de 6%. Eleitores que não souberam responder ou não responderam somaram 25%.
A pesquisa foi contratada pela TV Globo e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo Nº RJ-00026/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo Nº BR-00491/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário