segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Manifestação após desfile cívico-militar no Centro do Rio tem detidos


Quatro pessoas foram detidas por queimarem a bandeira do Brasil.
Segundo a Polícia Militar, cerca de 200 pessoas participam do ato.

Guilherme BritoDo G1 Rio
Mulher foi detida após queimar a bandeira do Brasil (Foto: Guilherme Brito / G1)Mulher foi detida após queimar a bandeira do Brasil (Foto: Guilherme Brito / G1)
Quatro pessoas foram levadas para a delegacia durante uma manifestação que acontecia no Centro do Rio, por volta das 12h30 deste domingo (7), após a realização do desfile cívico-militar na Avenida Presidente Vargas. Segundo a Polícia Civil, os quatro foram conduzidos para a 5ª DP (Centro) acusados pelos PMs de queimarem uma bandeira do Brasil. Em seguida, foram encaminhados para a Polícia Federal.
Os participantes do "Grito dos Excluídos", movimento formado por organizações sociais e sindicais, se concentrou na Rua Uruguaiana e seguiu até a Central do Brasil. Segundo a Polícia Militar, cerca de 200 pessoas participam do ato.
Grupo protesta no Centro do Rio após término do ato cívico-militar (Foto: Guilherme Brito / G1)Grupo protesta no Centro do Rio após término do ato cívico-militar (Foto: Guilherme Brito / G1)
Diversas ruas da região foram interditadas para as realização do evento. Por volta das 12h40, tinham sido liberadas a Avenida Rio Branco, sentido Aterro, a pista lateral da Avenida Presidente Vargas, sentido Candelária, entre a Avenida Passos e a Avenida Rio Branco e a pista lateral da Avenida Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira. As pistas centrais da Avenida Presidente Vargas permaneciam interditadas, do prédio dos Correios até a Avenida Rio Branco, em ambos os sentidos.
Desfile do Sete de Setembro no Centro do Rio durou pouco mais de duas horas (Foto: Guilherme Brito / G1)Desfile do Sete de Setembro no Centro do Rio durou pouco mais de duas horas (Foto: Guilherme Brito / G1)
Mais cedo, logo depois do começo do evento, um grupo de manifestantes também chegou a fazer um protesto em uma das pistas da Avenida Presidente Vargas, mas se dispersou cerca de uma hora depois. Os ativistas seguravam cartazes contra o fascismo e criticavam gastos públicos com segurança. Segundo a polícia, não houve registro de confrontos.
Manifestante usa a irreverência para protestar no Centro do Rio (Foto: Guilherme Brito / G1)Manifestante usa a irreverência para protestar no Centro do Rio (Foto: Guilherme Brito / G1)
Por volta das 9h30, policiais militares chegaram a montar uma barreira e revistavam pedestres na Rua Praça da República, Centro do Rio. Os agentes, que vieram de batalhões da região e contavam com o apoio do Batalhão de Choque, revistavam mochilas, bolsas e paravam todos os pedestres nas imediações do Arquivo Nacional. Do outro lado da praça, outro cordão de isolamento foi montado, mas nesse local o acesso da população era bloqueado. No desfile do ano passado um grande protesto provocou tumulto durante o desfile do Sete de Setembro no Centro, quando manifestantes chegaram a invadir o desfile. 
Militares do Exército participaram do desfile neste domingo (7). (Foto: Guilherme Brito / G1)Militares do Exército participaram do desfile neste domingo (7). (Foto: Guilherme Brito / G1)
Aproximadamente 3 mil militares, 500 civis e 500 estudantes participaram do desfile. O evento contou com representações da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, de ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), escolas militares e entidades civis. Carros de combate, viaturas militares, motocicletas e tropas a cavalo atraíram a atenção do público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário