quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Mancha criminal e curso para policiais discutidos em reunião em Campos


Encontro entre OAB e autoridades pretende diminuir a criminalidade na cidade
 Marcelo Esqueff

Encontro entre OAB e autoridades pretende diminuir a criminalidade na cidade

A segurança pública foi mais vez discutida entre o Batalhão da Polícia Militar e os principais órgãos do município. Proposta pela Ordem de Advogados do Brasil (OAB) de Campos, a reunião foi realizada na tarde desta quinta-feira (11/09), no 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM).
Durante a reunião foi apresentado pelo comandante do 8º BPM, Ramiro Campos, um mapa da mancha criminal da cidade, onde especificou onde ocorrem os principais crimes. Na área de Guarus, o crime mais explícito é o homicídio.
Já na área central, os principais delitos são roubos à transeuntes e roubos de carros. Ainda de acordo com Ramiro, os horários mais propensos aos crimes são entre 18h e 23h.
A pauta mais discutida pelos presentes na reunião foi a questão da qualificação dos policiais militares, para que possam desempenhar seu papel com maior segurança e qualidade. Na reunião ficou decidido que cerca de 140 PMs participarão de cursos que têm previsão para começar no mês de outubro.
“Queremos que os nossos policiais entendam o papel deles na sociedade, então o curso será direcionado a todos que trabalham na rua, como cabos, soldados e sargentos. Esses cursos serão realizados durante a troca de serviço e será dividido em três módulos, onde serão ministradas as disciplinas de Ética, Noções de Direito Penal e Noções Administrativas”, explicou o comandante.
De acordo com o procurador geral da República, Eduardo Santos de Oliveira, esta reunião é uma forma de combater a criminalidade em Campos. “Nosso principal objetivo é combater com eficácia a criminalidade que se instalou no município. Acredito que somente esta união da Polícia Militar com os órgãos competentes dará mais segurança aos policiais, para que eles tenham um bom desempenho profissional e para que também sejam valorizados”, disse o procurador.
Dando a sequência de pautas foi discutido também a presença de lideranças dos principais órgãos nas reuniões organizadas tanto pelo Batalhão, quanto pela OAB.
“Nossa ideia é criar junto aos órgãos, cadeiras no Batalhão para que todos possam participar de todas as decisões a serem tomadas. Queremos diminuir a criminalidade trocando ideias junto a outros órgãos”, disse o comandante do 8º BPM.
Outro assunto discutido foi a criação de um workshop de segurança pública. Segundo o comandante, a principal ideia é que os órgãos participantes apresentem suas principais dificuldades e juntos tentem buscar uma solução.
Ao fim do encontro ficou decidido que outras reuniões acontecerão a fim de finalizar os últimos detalhes da pauta discutida nesta quinta-feira. 
Publicidade


Fonte: URURAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário