quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Eleição 2014: Eleitores indecisos podem decidir o caminho do 1° turno


Campos conta com 354.732 eleitores divididos em sete zonas eleitorais
 Marcelo Esqueff

Campos conta com 354.732 eleitores divididos em sete zonas eleitorais

Estamos a menos de um mês para as eleições. No dia 5 de outubro, nós, brasileiros temos a oportunidade de exercer a democracia e escolher nossos representantes na Assembléia Legislativa, Câmara Federal, Senado, Governo do Estado e Presidência da República.
A equipe de reportagem doSite Ururau foi às ruas de Campos, para saber como anda a opinião do eleitor campista, mas o que se pode perceber é que os eleitores ainda estão indecisos quanto aos candidatos a serem votados.
O estudante Hiago Carolino Gonçalves, de 16 anos, que vai votar pela primeira vez nestas eleições, afirmou que está indeciso em quem votar. “Não decidi o meu voto, pois não conheço os candidatos que estão concorrendo aos cargos do pleito”.
Já Antonio Carlos Ribeiro, 70 anos, já escolheu os seus candidatos. “Eu costumo votar por ideologia, pelo político que tem haver com o que acredito e espero para um país melhor e mais justo”, disse o produtor rural que vai exercer o seu direito de cidadania, no seu caso o voto é facultativo, pois já atingiu a idade máxima.
Já a comerciante Maraiza Amaral de 30 anos moradora do Parque Esplanada vai deixar para escolher o seu candidato mais perto das eleições porque quer escolher e analisar as melhores propostas dos seus candidatos.
A cidade de Campos conta com 354.732 eleitores divididos em sete zonas eleitorais, o que responde 3% do eleitorado do estado do Rio de Janeiro.
O voto é obrigatório para os cidadãos brasileiros alfabetizados maiores de 18 e menores de 70 anos. É facultativo para quem tem 16 e 17 anos, para os maiores de 70 anos e para as pessoas analfabetas. Atualmente existe, no Brasil, um total de 142.822.046 eleitores. O número de eleitores cujos votos são facultativos chega a 19.853.106.
COMO VAI FUNCIONAR O PLEITO ELEITORAL
Para o pleito eleitoral de 2014, o eleitor terá que escolher um presidente da República, um governador, um deputado federal e um deputado estadual.
Para o senado eleitor vai votar em apenas um senador, pois a Casa se renovará (são 81 membros ao total, 3 representantes de cada Estado e do Distrito Federal). No pleito de 2010, foram escolhidos 2 senadores por Estado, totalizando 54. Este ano, será eleito um senador por estado, totalizando 27.
Publicidade


Fonte: JOÃO FERNANDES

Nenhum comentário:

Postar um comentário