quarta-feira, 2 de julho de 2014

Técnicos e alunos bloqueiam entradas da Uenf em protesto


Governo não cumpriu promessa de equiparação salarial com funcionários da Uerj
 Carlos Grevi

Governo não cumpriu promessa de equiparação salarial com funcionários da Uerj

Funcionários técnicos da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) bloquearam, com apoio dos alunos, a entrada da instituição na manhã desta quarta-feira (02/07), protestando quanto ao não cumprimento do Governo do Estado à promessa de equiparação salarial com os funcionários da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).
Os técnicos, representados pelo Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais (Sintuperj) disseram que a equiparação salarial foi prometida, mas que a mesma atendeu somente aos professores e a categoria ainda não foi procurada para esclarecer o assunto.
“Ele (o governador) propôs equiparação com a Uerj, por que percebeu que havia uma injustiça com o servidor ganhando 54% a 78% menos que funcionários que fazem a mesma atividade na Uerj”, disse um dos técnicos.
Os funcionários revelaram ainda que a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), cujo presidente deputado Comte Bittencourt esteve pessoalmente conversando com a categoria em Campos, apenas endossou a decisão do Governo.
A estudante de mestrado, Júlia Borges disse que além da reivindicação dos técnicos, o movimento tem apoio dos alunos que reivindicam a aplicação efetiva, conforme indica a constituição, de 6% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado na educação superior. Segundo eles, além disso, o orçamento da Uenf é liberado para a faculdade em quatro parcelas anuais, mas que estas não chegariam a 25%, o que tem feito a Universidade passar por problemas financeiros que resultaram no corte das linhas telefônicas por falta de pagamento.
“Temos que aproveitar esse momento, por que se a gente não reclamar agora, vai continuar com o bandejão fechado, vai continuar com o laboratório, que se a gente não comprar água, não tem, se a gente não comprar toner da impressora, não tem”, reclamou a aluna.
A aluna disse ainda que o movimento tem a função de pressionar o governador Luiz Fernando Pezão a sancionar a emenda orçamentária já aprovada na Alerj, que deve dobrar o orçamento da Uenf.
Em nota, a reitoria da Uenf informou que "entende que o projeto aprovado na Alerj manteve os técnicos dos níveis elementar, fundamental e médio da UENF com salários significativamente inferiores aos recebidos pelos técnicos da Uerj, com perfil e atividade laboral equivalente, e isso causou uma justificável decepção, já que a expectativa era de equiparaçao dos valores.
Entretanto, a UENF precisa retomar suas atividades acadêmicas e administrativas para, inclusive, encaminhar os pleitos salariais para o ano de 2015, dentre estes, a equiparação salarial destes técnicos com os da Uerj."
Publicidade


Fonte: URURAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário